07 fevereiro 2012

PJOTEIROS(AS) DE SANTA TERESINHA REALIZAM RETIRO


Durante os dias 20, 21, e 22 de Janeiro deste ano, a juventude da Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus, do bairro do Jurunas, esteve reunida em retiro espiritual. Com o tema “Brilha em mim”, o grande encontro, que reunião cerca de 60 jovens, teve como objetivo principal despertar a fé cristã baseando-se na vivência com o próximo.

Três dias de convivência e de intensa programação ocorridos no espaço “Retiro Preciosino: Congresso Preciosíssimo Sangue” (Irmãs Preciosinas), localizado no distrito de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, proporcionou aos jovens daquela paróquia uma experiência única, pois já algum tempo os retiros eram voltados apenas para os coordenadores, e não para toda a pastoral, por motivos variados, principalmente, de custos.

Os jovens partiram na sexta-feira a noite, levados por um ônibus, e retornaram no domingo a tarde. A programação contou com dinâmicas, regras de disciplina, estudo, oração, formações e discussões bíblicas, além de adorações e louvores variados. Encerrando com a santa missa, celebrada pelo assessor da juventude da paróquia de Santa Teresinha, padre Glaucon Oliveira. Ele esteve acompanhando os jovens durante todo o tempo.

O desejo de reunir novamente toda a Pastoral da Juventude em um retiro espiritual já se tornará um desejo antigo da coordenação geral, que pode, enfim, ser realizado logo nos primeiros dias deste ano. Os coordenadores, Amanda Borges de Oliveira, João Pedro Lages, e Victor Bechir, organizadores do evento, além da ajuda do pároco geral Monsenhor Marcelino, puderam contar coma ajuda dos próprios jovens para levantar custos e organizar toda a base estrutural para a realização do evento.

O retiro marcou também um ritual de transição de coordenadores. Neste ano de 2012, o trabalho da coordenação antiga, 2010/2011, encerrou-se. Simbolicamente, os coordenadores gerais da pastoral e dos grupos de base da paróquia transferiram o serviço aos novos jovens, que foram escolhidos para dar continuidade ao trabalho. Um anel de tucumã foi entregue a nova coordenação como símbolo de unidade e identificação.

Visto e analisando com bons olhos pelos jovens, o retiro teve tão bem resultado que outro já está previsto para ocorrer em Dezembro deste ano. “Tudo depende, é claro, do empenho e vontade dos próprios jovens”, comentam os novos coordenadores da PJ, Jéssica Martins, Antônio Bastos e Victor Bechir.