23 outubro 2009

Atividades Permanentes

Realizadas e planejadas anualmente em coletivo pelas Pastorais da Juventude (PJ, PJE, PJR, PJMP), as atividades permanentes são, segundo Silvano (ex Secretário Naciononal da PJB) e Pe. Gisley (Assessor Nacional do Setor Juventude), um lugar privilegiado para que as pastorais da juventude possam de fato fazer a ação evangelizadora junto aos/às jovens. Este é o espaço de organizar ações desde os grupos para ir ao encontro de outros/as jovens que ainda não estão despertados/as para a vida grupal ou mesmo para a importância de alguns temas. É lugar da missão de viver o nosso discipulado.

A primeira atividade do ano é a Semana da Cidadania (SdC) que é realizada desde 1995, entre os dias 14 a 21 de abril. A segunda atividade acontece sempre na semana do dia 11 de agosto, que é considerado historicamente o dia do estudante. Estamos falando então da Semana do Estudante (SdE). Esta iniciativa tem seu início em 2003 e vem ganhando força ano a ano. Por fim, em outubro, geralmente no último domingo do mês, celebramos em todo Brasil o DNJ, o nosso Dia Nacional da Juventude. Celebrado desde 1985, já contamos 27 anos de anúncio e denúncia, fazendo a juventude ser profeta do novo em tempos atuais.

Nos últimos anos, as equipes organizadoras destas atividades tem tentado aprofundar os temas segundo a reflexão da Campanha da Fraternidade (CF) da CNBB, mas sobretudo sob a óptica juvenil e com pretensão de aprofundamento da temática proposta.

Saiba mais: