26 outubro 2009

Dia de Ciranda... mão dadas numa canção

Crianças testemunhando a beleza da unidade

Um dia inteiro de muita animação e brincadeiras. Dia de ganhar presentes. Dia de fazer novas amizades, conhecer outras crianças de outras igrejas. Um dia para ficar na memória das crianças e educadores/a e para a história do movimento ecumênico no Pará. Este foi o DIA DE CIRANDA, ocorrido no dia 17 de outubro e que reuniu 64 crianças e 22 educadores/as das Igrejas Católica Apostólica Romana, Evangélica de Confissão Luterana, Metodista, Presbiteriana Independente e Presbiteriana Unida. Além das brincadeiras, muito banho de piscina, também teve atividades manuais, teatro e fantoches abordando a temática escolhida para o encontro: ÁGUA, PARA QUE TE QUERO?

Pensar sobre a preservação da água no nosso planeta, ainda mais na Amazônia, maior bacia hidrográfica do mundo, é despertar a todos sobre os cuidados que devemos ter para que ela nunca venha faltar. Foi sobre isso que as crianças conversaram com o “Lipe”, um fantoche muito “gente boa” que esteve por lá.

As crianças também assistiram a peça que contou a história do piquenique da menina “Riomar”. Ela sujou todo igarapé com garrafas e copos plásticos durante seu passeio. A “Riomar” cresceu e teve filhos. Um dia ela levou seus filhos para fazerem um piquenique no mesmo igarapé. Chegando lá, ela teve uma triste surpresa, não dava mais para tomar banho no igarapé e os peixinhos estavam morrendo por causa de tanta sujeira. Ela nunca imaginou que um dia isso poderia acontecer. Mas a “Riomar” não ficou de braços cruzados. Ela se juntou com as pessoas que queriam ter o igarapé limpo outra vez. Com muito trabalho de toda a comunidade e a importante ajuda das crianças o igarapé ficou limpo, pronto para novos piqueniques. E todo mundo que ajudou agora toma conta para que ninguém mais jogue sujeira.

O DIA DE CIRANDA foi apresentado como um espaço de interação, formação e diversão para as crianças das igrejas do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs – CAIC – e outras igrejas convidadas. A proposta era fazer um Dia das Crianças diferente, surgiu inspirada nas experiências da Catedral Anglicana de Santa Maria e da Paróquia de Confissão Luterana de Belém de propiciarem encontros de crianças de diferentes comunidades de fé.

Agora já estamos sonhando em realizar o 2º DIA DE CIRANDA. Para o CAIC, as crianças, além de prioridade, são verdadeiras protagonistas de nossas comunidades.

Fonte: Blog do CAIC