07 fevereiro 2012

ESCOLA DE LIDERANÇAS ACONTECE NO JURUNAS


A Pastoral da Juventude da Paróquia de Santa Teresinha, localizada no bairro do Jurunas, iniciou nesta segunda-feira, 6, a semana de Escola de Liderança para grupos de base da juventude. O evento direcionado aos novos coordenadores tem como objetivo a formação e aprimoramento das bases da juventude e ocorre durante cinco dias, todas as noites, de 19 às 22 horas.

Os temas e palestras preparados para a escola são passados por diversos convidados, entre eles ex-coordenadores, que se dispõe a discursar sobre determinado assunto que ajude na formação dos novos coordenadores. Temas como a Organização pastoral, Processos de Educação na Fé (Pefs), Mística da PJ, Tratamento com jovens, História da PJ, são palestrados e discutidos durante os dias de estudo e aprendizado.

Além das formações, dinâmicas espirituais e de envolvimento são desenvolvidas para ajudar no processo de crescimento e estudo da fé. Cerca de 30 jovens participam da escola. Na abertura, o tema tradado foi a Organização Pastoral, Regional e Arquidiocesana da Pastoral da Juventude de Belém. O palestrante convidado pela coordenação, Alan de Jesus Pereira, assessor de comunicação pessoal do bispo arquidiocesano Dom Alberto Taveira Corrêa, explanou as principais questões sobre o tema, exemplificando com números e explicando historicamente a organização da igreja de Belém.

Para a coordenadora de grupo de base, Lorena Cunha, 22 anos, a escola é enriquecedora e um importante meio de esclarecimento das funções e deveres dos jovens. “Ajuda-nos a entender melhor as funções que desempenhamos em nossas paróquias, prende nossa atenção e aprimora nosso conhecimento sobre a igreja que fazemos parte. É instigante”, afirma à jovem.

A escola faz parte do processo de construção e formação dos novos jovens coordenadores da Paróquia de Santa Teresinha. Todo o conteúdo repassado deve ser voltado para o trabalho com toda a juventude paroquial Jurunense. Segundo os coordenadores gerais da PJ local,a escola de liderança é base fundamental para crescimento de fé é aprofundamento único no contexto em que o jovem está inserido.

Antonio Bastos - Músico e Jornalista
Coordenação da PJ da Paróquia Santa Teresinha.