Jovens de todos os cantos do Brasil celebram no próximo domingo (30), o Dia Nacional da Juventude - DNJ. A atividade ocorre sempre no último domingo de outubro e este ano chega a sua 26ª edição, tendo como tema: “Juventude e Protagonismo Feminino” e lema: “Jovens Mulheres tecendo relações de vida”. As Pastorais da Juventude vêm pautar em suas programações o importante papel feminino, estimulando a defesa e a promoção da dignidade humana das mulheres e o combate à desigualdade de gênero.

De acordo com os dados da Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM), apenas entre janeiro e junho de 2011, a Central de Atendimento à Mulher – que funciona por meio do telefone 180 – registrou 293.708 atendimentos, sendo que 30.702 deles foram relatos de violência. Deste total, 18.906 se referiam à violência física; 7.205 à violência psicológica; 3.310 à violência moral; 513 à violência patrimonial; 589 à violência sexual; 153 ao cárcere privado; e 26 ao tráfico de mulheres. O Pará ocupa terceiro lugar no ranking de ligações à central da SPM. Foram 214,52 denúncias para cada grupo de 50 mil mulheres do estado, ficando atrás apenas dos estados nordestinos de Sergipe (215,1) e Bahia (224,36).
Na Região Metropolitana de Belém, a mobilização pelo combate à violência acontecerá por meio de uma grande marcha pelas ruas do bairro da Terra Firme. A concentração será na Av. Tucunduba, a partir das 15h rumo a Paróquia São Domingos de Gusmão, encerrando com a celebração e show cultural. “É preciso sair às ruas, denunciar esta realidade que vem acontecendo de norte a sul do Brasil, principalmente nas periferias”, destaca Vaulene Monteiro, secretária da PJ do Regional Norte 2 da CNBB.
A marcha em Belém tem sido organizada, principalmente, nos encontros nas regiões episcopais, chamados Pré-DNJ e também pelas redes sociais. Para esta atividade, estão sendo esperados cerca de 900 jovens. Esta é uma realização da Pastoral da Juventude Arquidiocesana (PJA), juntamente com a Pastoral Juvenil Marista (PJM), Articulação da Juventude Salesiana (AJS), Movimento de Hip-Hop de Belém, Instituto Universidade Popular (UNIPOP), Rede Ecumênica de Juventude – REJU/Amazônia e outras parcerias.
SERVIÇO
MARCHA PELO COMBATE À VIOLÊNCIA - DIA NACIONAL DA JUVENTUDE 2011
Data: 30 de outubro de 2011
Horário: 15h00 às 22h00
Local: Av. Tucunduba, rumo a Paróquia São Domingos de Gusmão – Terra Firme.
Mais informações: (91) 81549648 ou pjabelem@yahoo.com.br – Eduardo Soares.