13 outubro 2011

REGIÃO SÃO JOÃO BATISTA DEBATE VIOLÊNCIA E PROTAGONISMO FEMININO

Na tarde chuvosa de 12 de outubro, a Região Episcopal São João Batista realizou o Pré-DNJ na Paróquia Santa Edwiges. Seguindo o tema oficial do DNJ 2011 “Juventude e Protagonismo Feminino”, o encontro iniciou com um breve momento de animação, seguido da apresentação dos(as) presentes.

Sidnei Rodrigues, secretário arquidiocesano da PJ, fez uma breve introdução o tema e lema, motivando os(as) jovens a participarem da grande marcha que acontecerá 30 de outubro, saindo do Tucunduba. A acolhida da Palavra foi feita com música e dança, com dramatização da passagem do encontro de Jesus com a samaritana, no beira do poço.

Vaulene Monteiro, secretária regional da PJN2, apresentou dados da pesquisa “O perfil da mulher jovem de 15 a 24 anos: características diferenciais e desafios”, realizada pelo IBGE, fazendo um paralelo com a realidade atual. Em seguida, os(as) participantes foram divididos(as) em grupos para discutir assuntos relacionados a violência e o protagonismo das mulheres. No retorno, apresentaram o que partilharam nos grupos, apresentando algumas propostas de intervenção na realidade da violência sexista.

Antes da conclusão, reforçou-se o convite a celebração do DNJ na Arquidiocese de Belém e também motivou-se os(as) presentes a realizar discussões nos grupos de base e comunidade a cerca do protagonismo feminino, tendo em vista o combate a violência contra a mulher.

Ao som de “Negra mariama” a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi acolhida no meio dos(as) jovens, encerrando a atividade com uma grande ciranda fraterna.