10 março 2011

Belenenses “abraçam” bosque no sábado

Em Belém, a Arquidiocese lançará oficialmente a Campanha da Fraternidade no sábado 12, às 8h30, com uma celebração eucarística no Ginásio da Universidade do Estado do Pará (Uepa), na avenida Almirante Barroso. Após a celebração, haverá um abraço simbólico dos participantes no Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves.

A missa será presidida pelo Arcebispo Metropolitano, Dom Alberto Taveira Corrêa. Todas as paróquias estarão presentes na cerimônia. Em parceria com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), após o ato simbólico de abraço ao bosque, centenas de pessoas receberão mudas de árvores.

META

Esta é a 47ª Campanha da Fraternidade. Criada em 1964, todos os anos, a Igreja volta-se no tempo de Quaresma para os conflitos e necessidades da sociedade. Neste ano, o tema proposto é "Fraternidade e a vida no planeta" e o lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22).

Para o Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, a CF é um gesto concreto da Igreja e um convite para que se viva a fraternidade. Diante das inúmeras discussões em volta da preservação do meio-ambiente, por meio da campanha, a Igreja pretende dar sua contribuição social.

A principal meta da CF 2011 é a conscientização da sociedade sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas das quais sofre o planeta. Outra meta é mudar esta realidade através de uma modificação de hábitos, para isto a campanha propõe a busca de ações que preservem a vida, como "a redução do uso de sacolas plásticas; desligar aparelhos (TV, computador, por exemplo) após o uso; troca de carros movidos a gasolina pelos a gás e etanol, e quando possível nem mesmo utilizá-lo; e a emprego de energia solar". Estas são apenas algumas ações enumeradas por Dom Alberto.

Segundo o secretário geral da CNBB, Dom Dimas Lara Barbosa, a Igreja é motivada pela fé quando discute temas como este. "A fé nos torna específicos numa discussão como essa. A nossa fundamentação é teológica e se baseia no próprio projeto de Deus para com a criação e para com o ser humano", explica dom Dimas.

Dom Dimas também lembra que a temática ambiental já havia sido inserida pelo então Papa João Paulo II. "A ecologia humana é um tema fundamental trazido por ele, e depois, por Bento XVI. De acordo com o Papa, o centro do universo está na pessoa humana e, muitas vezes, as políticas públicas não levam em conta esses dois pontos, principalmente as pessoas mais vulneráveis, os mais pobres".

Já o secretário executivo nacional da CF, padre Luiz Carlos Dias, destaca que a preocupação da Igreja com o meio ambiente está relacionada à missão de defender a vida. "A Igreja demonstra suas preocupações com o estado de nosso planeta, que precisa de cuidados para que continue a oferecer as condições necessárias para a vida nele instalada", disse o secretário.