10 março 2011

AMOR PELO PLANETA TERRA

Com o lema "A criação geme em dores de parto" (Rm 8,22), a CNBB lança nova Campanha da Fraternidade

A Campanha da Fraternidade deste ano buscará incentivar os católicos em todo o Brasil a refletir sobre o aquecimento global e as mudanças climáticas. Já em Belém, Arquidiocese pretende investir ainda mais em projetos de caráter social e ecológico, além de promover uma maciça conscientização da população quanto à "saúde do planeta".

Para por em prática todas as propostas, a partir do tema nacional Fraternidade e a vida no planeta, o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, explica que os gestos concretos visam a implementação de projetos, ecologicamente corretos, que beneficiem centenas de famílias, como os que já estavam sendo feitos por meio da Cáritas, a exemplo dos sanitários ecológicos e do projeto de captação de água potável nas comunidades ribeirinhas. "A CF visa, acima de tudo, suscitar a fraternidade no mundo, desta vez em torno deste fenômeno do aquecimento global, buscando uma consciência ecológica entre a população".

O vigário geral para a Pastoral da Arquidiocese, monsenhor Raimundo Possidônio, afirma que para dar incentivo financeiro aos projetos da Cáritas, será usado o Fundo Arquidiocesano de Solidariedade, arrecadado todos os anos no Domingo de Ramos, e que é revertido totalmente para as campanhas da fraternidade. "Nossa meta é também por meio destes projetos promover a própria dignidade humana", disse.

Já sob o aspecto da conscientização da população, monsenhor Possidônio explica que a orientação será feita durante as celebrações eucarísticas, nas pastorais, nos grupos jovens, na própria catequese e com o início do tempo quaresmal, os encontros de comunidade, característicos desta época, terão como temática central a questão ambiental.

Apesar de a discussão ter recebido ainda mais força nos últimos anos, esta não será a primeira vez que a CF aborda questões relacionadas à preservação do meio ambiente. Em 1979, a campanha discutiu o tema "Por um mundo mais humano – Preserve o que é de todos"; em 2004, "Fraternidade e Água – Água, fonte de vida"; e, em 2007, a Amazônia foi lembrada: "Fraternidade e Amazônia – vida e missão neste chão". Dom Alberto, no entanto, acredita que esta é a primeira vez que o trabalho estará totalmente voltado à conscientização das pessoas. "O sonho de Deus é que vivamos em comunhão com o próximo e com a natureza. Se chegarmos ao fim desta campanha conscientizando uma só pessoa, já nos sentiremos felizes".