18 março 2011

Belém celebra Dia Mundial da Oração

Dia 04 de março de 2011, no Centro Social de Nazaré, numa noite chuvosa, quase 200 pessoas, representando igrejas cristãs e entidades de Belém, se reuniram para celebrar o Dia Mundial de Oração. A celebração teve como tema “Quantos pães vocês têm?” (baseado na pergunta de Jesus aos seus discípulos no Evangelho de Marcos 6.30-44). A ordem da celebração foi feita por trinta e nove mulheres de diversas igrejas do Chile. A celebração trouxe termos originais de saudação de alguns grupos culturais chilenos, assim como, os presentes eram inspirados por informações da vivência, tragédias, história, conquistas e lutas populares das mulheres e do povo daquele país.

A Celebração foi conduzida de forma alegre e agradável pela Prª Cibele Kuss (Igreja Luterana) e por mais quatro mulheres do Cebi (Centro de Estudos Bíblicos) vestidas com roupas que representavam as quatro regiões do Chile. A música foi outro fator muito importante para a inspiração e a beleza da celebração. Coral e instrumentistas ensaiados e regidos por Iva Rothe entoaram lindas canções, como por exemplo, “Gracias a La Vida” de Violeta Parra, cantora chilena.

A reflexão foi proferida pela Missionária Ruth Barros (Igreja Anglicana) que motivada pelo tema, Quantos pães vocês têm?, compartilhou experiências emocionantes vividas em comunidades pobres no Pará. Mostrou que cada pessoa tem um dom, habilidade, talento para partilhar e fazer a diferença na vida das pessoas que as cercam, principalmente as mais necessitadas. A reflexão provocou a todos quanto a nossa responsabilidade de servir ao próximo com dedicação. É no serviço e na partilha que os grandes milagres de Deus se manifestam na vida das pessoas.

Ao entrar no espaço da celebração todos se deparavam com o belíssimo trabalho da equipe de ambiência. Grandes painéis nas cores da bandeira chilena tinham desenhados símbolos característicos do Chile, como a Ihana (animal típico) e o salgueiro, árvore autóctone, que está desaparecendo da zona meridional. A acolhida foi feita por pessoas da IPI e da Igreja Luterana num clima de simpatia e alegria pela presença de todos e todas naquela noite. Nos útlimos momentos da programação, integrantes do Grupo Iaçá, entregaram as mulheres e homens uma bonita lembrança, um incensário de cerâmica nas cores vermelho, branco e azul.

Após o encerramento da celebração um lanche típico do Chile foi servido e todos puderam se confraternizar confirmando a emoção e espiritualidade vivenciada em toda a celebração. O Dia Mundial de Oração foi muito bem coordenado pelo Cebi onde diversos detalhes foram pensados e desenvolvidos durante semanas de trabalho. A reunião de avaliação será no dia 17/03 (quinta-feira), às 16h, na Igreja de Confissão Luterana do Brasil.