18 março 2011

Seminário de Organização e Identidade da Pastoral da Juventude

No próximo domingo (27), a partir das 8h, acontecerá o Seminário de Organização e Identidade da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém - PJA. O Seminário acontecerá na Paróquia Imaculada Conceição, Bairro Castanheira, em Belém, e é voltado para todos os membros dos grupos que trabalham com jovens, que serão convidados a contribuírem com material de limpeza e/ou alimentação para os momentos de partilha.

Com o objetivo de refletir sobre a organização da PJA, seus avanços e desafios, o encontro também pretende buscar meios para que essa organização se torne cada vez mais eficiente, permitindo dessa forma que suas ações e gestos planejados em prol da juventude arquidiocesana não encontrem mais barreiras por ausência de estrutura organizacional.

Estudar que pastoral quer ser organizada e qual a sua distinção em relação às demais expressões de juventude cristã católica arquidiocesana, assim como pensar qual o modelo de organização seria ideal para a que a PJA vivencie sua missão própria, são um dos principais desafios do evento, que tem encerramento às 18h. Bem como pensar em como uma pastoral orgânica pode ser profissional sem perder a essência da gratuidade libertadora e quais soluções de sustentabilidade podem ser utilizadas pelos grupos no sentido de garantir que o planejamento feito tenha viabilidade.

O Seminário contará com quatro painéis (ver programação aqui). Após os painéis, o evento contará com debates feitos através da divisão em grupos dos seminaristas presentes. As equipes, com o mínimo de 20 pessoas, serão divididas por temática do painel, para que se garanta a paridade do debate. Em seguida, será feita a exposição dos trabalhos em grupos e as considerações dos painelistas. Finalizando o evento, será construído um relatório sintético das discussões, que será incorporado ao Instrumento de Trabalho da 9ª Assembléia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude – AAPJA.

Quem pode participar?

Jovens, assessores/as, padres e religiosos/as de todas as paróquias da Arquidiocese de Belém.
(Recomenda-se 10 pessoas por paróquia).

Ajude-nos a divulgar. Conhece Pjoteiros/as de outras paróquias? Então encaminhe esta notícia a ele/a, ligue, façamos todos/as a nossa parte.