07 fevereiro 2012

JOVENS DA PARÓQUIA DA NATIVIDADE DE BELÉM REUNEM COM A CÁRITAS REGIONAL NORTE 2


A Cáritas Regional Norte II reuniu na última semana com o Ministério Jovem da Paróquia da Natividade de Nosso Senhor Jesus Cristo, localizada no bairro Jardim Sideral em Belém. O encontro foi uma iniciativa dos/as próprios/as jovens já visando a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) de 2013, que acontecerá no Rio de Janeiro.

Diácono Miguel, que é colaborador da Cáritas da Arquidiocese de Belém e da Cáritas paroquial, e também apoiador da juventude no bairro, sinalizou a eles que a entidade poderia ajudar de alguma forma aos jovens que sonham participar da JMJ ano que vem. Dessa forma, surgiu dos/as jovens a iniciativa do encontro. Participaram da conversa com os jovens mediada pelo diácono, o secretário regional da Cáritas Lindomar Silva e Eraldo Paulino, responsável pela articulação da juventude da Cáritas regional.

A proposta apresentada pelas lideranças regionais aos jovens da paróquia da Natividade foi a de que os jovens de alguma forma trilhassem o caminho de afirmação da juventude da Cáritas, pois assim, “muito mais do que dar uma ajuda financeira, que de repente é o que menos importa, nós estaríamos contribuindo para que o Ministério Jovem Paroquial pudesse perceber que a JMJ pode ser mais do que um evento, e sim um momento para que a juventude perceba o rosto divino do Cristo nos que mais precisam”, propôs Lindomar Silva.

Eraldo esclareceu que o papel da Cáritas não é formar grupos de base, mas, se os jovens da paróquia se identificarem com o carisma da entidade, seria possível trabalhar em conjunto para que o amadurecimento na fé fosse possível e em direção à solidariedade. Em contrapartida, foi estendido ao Ministério Jovem a proposta de alguns representantes da paróquia participassem do Encontro Regional da Juventude da Cáritas que ocorrerá de 25 a 17 de maio em Belém, assim as e os jovens poderiam trilhar junto o caminho em direção à definição de qual seria o rosto juvenil da Cáritas.

Os jovens ficaram de repassar a proposta à base e marcar uma nova conversa. Essa foi a primeira atividade da Cáritas Regional Norte 2 esse ano em direção à JMJ, e em direção a articulação da juventude apaixonada pelo jeito Cáritas de ser.