14 janeiro 2012

UM NOVO ANO PELA VIDA DA JUVENTUDE


"Um marinheiro me contou que a boa brisa lhe soprou, vem aí bom tempo..."
Chico Buarque

Depois dos ventos da luta por liberdade irradiados pelo vendaval juvenil que atingiu os quatro cantos do mundo, especialmente de nossos(as) vizinhos(as) latino-americanos(as), os(as) estudantes chilenos(as); da aprovação pela Câmara dos(as) deputados(as) do Estatuto da Juventude; da realização com participação efetiva da PJ da 2ª Conferência Nacional da Juventude, e de um Dia Nacional da Juventude da PJA ainda mais engajado e profético, dizemos adeus ao já saudoso 2011 e desejamos boas vindas a 2012!

Claro que a experiência vivenciada nos anos anteriores tem muito a nos ensinar para os próximos que virão. Todavia, novas expectativas chegam, renovando aquilo que ainda não foi feito ou trazendo novas idéias atentas aos sinais dos tempos. Por isso, é momento de retomar o caminho e fazer história.

Em clima de 10º Encontro Nacional da Pastoral da Juventude, permanece viva a esperança em relação à opção preferencial pelos(as) jovens. Mais do que meros adjetivos, somos substantivos. Neste sentido, queremos ser cada vez mais protagonistas que, animados(as) pelo Espírito (Ruah, Sopro de Vida), estamos dispostos(as) a fazer nova todas as coisas.

Com isso, a Arquidiocese de Belém se prepara para mais uma Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude, momento este de rever os passos traçados na 9ª Assembleia da PJA e construir estratégias para continuidade da missão. Este é um exercício que necessita da participação de todas as lideranças e assessores(as) da PJ espalhados(as) pelas Paróquias da Região Metropolitana de Belém.

Além disso, é preciso o envolvimento do clero e de toda vida religiosa. Afinal, "os(as) jovens não só devem ser amados(as), mas devem saber que são amados(as)" como dizia D. Bosco. E este amor se dá na participação e na escuta, no diálogo e no investimento. A adesão destes(as) ao Projeto de Deus, também exige este compromisso com/pela juventude na sua integralidade.

Portanto, precisamos fazer deste ano novo, um novo ano de "kairós", onde a missão e a profecia sejam ações que realmente gerem mudanças necessárias e urgentes na vida dos(as) jovens. Entristece que cada vez mais o crescimento do índice de violência e extermínio nesta população. Como então, fazer com que a Páscoa de Cristo, possa ser a nossa Páscoa?

 Deus também se manifesta a partir da Juventude, seja no gesto de alegria, seja na ternura da amizade verdadeira, seja na indignação pela injustiça. É na vontade de se transformar que o rosto divino se manifesta com mais intensidade na juventude, que é sacramento da novidade.

Como diria nosso pastor: "Queridos jovens, vós sois um dom precioso para a sociedade. Diante das dificuldades, não vos deixeis invadir pelo desânimo nem vos abandoneis a falsas soluções, que frequentemente se apresentam como o caminho mais fácil para superar os problemas. Não tenhais medo de vos empenhar, de enfrentar a fadiga e o sacrifício, de optar por caminhos que requerem fidelidade e constância, humildade e dedicação" (mensagem de Bento XVI, pelo 45º Dia Mundial da Paz).

Neste sentido, desejamos contar com o compromisso afetivo e efetivamente de todos(as) os(as) envolvidos(as) com a causa juvenil, principalmente de nossos(as) irmãos(ãs) vítimas do empobrecimento social e da violência, em vista da promoção e defesa da vida, do seguimento e encantamento por Jesus Cristo, ressaltando o protagonismo como força movente na construção da Civilização do Amor.

Belém/PA, 14 de janeiro de 2012

COORDENAÇÃO E ASSESSORIA DA PASTORAL DA JUVENTUDE ARQUIDIOCESE DE BELÉM - PARÁ