23 janeiro 2012

CARTA DOS JOVENS MISSIONÁRIOS PRESENTES NO ENCONTRO ANUAL DE AVALIAÇÃO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

BARCARENA-PA
Leve nessa mala de garupa toda a coragem que couber”. A missão é grande o desafio é bem maior. “Outro mundo é possível, vamos fazer.”

Estivemos reunidos nos dias 12 a 15 de janeiro de 2012, no município de Barcarena-PA, Paróquia São Francisco Xavier- Comunidade Santa Maria Bernadete, para mais uma vez avaliarmos a caminhada das Santas Missões Populares. Para nós jovens foi um belíssimo encontro, nos sentimos muito bem acolhidos por todos, aprendemos muito com as memórias e experiências dos missionários e, sobretudo, tivemos a oportunidade de “beber” na fonte, aprofundando o estudo do evangelho de Marcos, experiência que despertou em cada um/uma de nós o desejo de conhecer cada vez mais Jesus Cristo e fortalecer nossa convicção, somos gratos a todos por isso.


Neste encontro ressaltamos nossa visível presença, representando nossas prelazias, dioceses, paróquias e comunidades, o que resultou, termos pela primeira vez, um espaço próprio dentro do encontro, onde nos conhecemos, partilhamos nossos anseios, dificuldades e esperanças a partir da realidade de cada um/uma. Foi uma rica e produtiva experiência de estudo e reflexão sobre a mística e espiritualidade missionária na realidade juvenil. Percebemos que embora nos deparemos com inúmeros desafios impostos a nós jovens, podemos muito contribuir na missão, com a força do evangelho e o nosso testemunho, com alegria, dinamismo e beleza.

Desse modo, compreendendo que o jovem é evangelizador de outro jovem, queremos assumir o nosso papel na missão, nos comprometendo em:

  • Assumir o nosso lugar dentro das SMP;
  • Evangelizar o meu irmão jovem com protagonismo;
  • Com a nossa vida, dá um rosto jovem e dinâmico à missão;
  • Vivenciar a espiritualidade juvenil na missão;
Ao assumirmos o nosso papel na missão, apresentamos algumas propostas que desejamos nos comprometer em nossas comunidades, em sintonia com as Santas Missões Populares:

  • Mini missões populares: oportunizar aos jovens uma vivência do que é realmente essa grande festa.
  • Congressos jovem das SMPs: promover estudo sobre a história das santas missões populares e o jeito novo e alegre de celebrar.
  • Estudo bíblico: oportunizar ao jovem o aprofundamento da Palavra para que este tenha maior segurança e convicção no anuncio da boa nova.
  • Retiro Espiritual: promover estudo e vivência da espiritualidade missionária para bem encarnar na vida do jovem.
  • Coordenação da Juventude dentro das SMP: no intuito de participar de forma organizada nas ações da SMP, considerando a realidade e linguagem dos jovens.
  • Formação sobre o manual das santas missões: estudo e aprofundamento dos nossos subsídios.
  • Encontrão de formação anual por região: Queremos maior convivência e troca de experiências entre jovens e missionários mais experientes.
  • Conduzir a missão como compromisso pastoral e social: além da dimensão religiosa, trabalharmos a dimensão sociopolítica, pois o compromisso social gera solidariedade.
Deixamos aqui o nosso muito abrigado à coordenação das Santas Missões Populares e a tod@s pela calorosa acolhida, pelo espaço e confiança dada à juventude presente, pois daí surgiu essa maravilhosa experiência, onde o jovem busca na espiritualidade e na vida em missão o verdadeiro rosto de Deus em nosso irmão.

“Se a juventude viesse a faltar, o rosto de Deus iria a mudar.”


Jovens participantes:
André Araújo (Parauapebas)
Felipe Gomes (Ananindeua)
Patrícia Farias (Barcarena)
Rosiane Barros (Barcarena)
Juca Rodrigues (Marabá)
Gleidson da Conceição (Belém)
Bruna Maria (Ananindeua)
Bruna Louisc (Ananindeua) F Antonia Maria M. Da Costa (Muaná)
Taiana Carolina S. Ramos (Ananindeua)
Alenilda Teles Xavier (Cametá)
Lucas Bravo Portela (Belém)
Jhonnis Sampaio Borges (Belém)
Raquel Ribeiro Garcia (Ananindeua)
Ana Scarllaty M. Alencar (Ananindeua)
Fernando Messias (Marituba)
Elem De Nazaré Da S. Coelho (Barcarena)
Johnny Sarmento Santiago (Ananindeua)
John Cleber S. Santiago (Ananindeua)
Manuel De Jesus P. Quaresma (Mamangal Grande/Igarapé-Mirim)
Renan Alessandro Bastos (Marituba)
Rildo Vieira (Bujaru)
Juliane Menezes Paixão (Barcarena)
Anna Paula V. Dos Santos (Barcarena)
Manuely Cristina Dos Santos (Barcarena)