27 agosto 2010

Juventude em Marcha no Tenoné e na Assembléia da CRB/Belém


Seguindo a Marcha, fomos até o bairro do Tenoné nesta quinta-feira (26), no Centro Social Santa Paula Franssinetti, conversar um pouco sobre a Campanha contra violência e extermínio de Jovens. Na ocasião, estiveram presentes mulheres que participam das oficinas que o Centro oferece, assim como alunas da Escola União, localizada neste bairro.

Violências nas escolas, na família e na religião, foram assuntos partilhados durante o encontro. Houve relatos da realidade de violência vivido no Tenoné, além das ausências de políticas públicas e da falta de um posto de saúde que atenda a população do bairro. Dentre as presentes, houve um relato sobre o caso acontecido em uma escola, onde a aluna foi acusada de algo, mas que foi averiguado, que a mesma não tinha culpa. "Quando descobriram, foi difícil depois de apagar das pessoas aquilo", ressaltou a avó da criança.

Dentre as violências o bulling e a violência familiar por questões de gênero foram bastante destacadas. O encontro contou também com a presença de Eduardo Soares, Secretário da Pastoral da Juventude Arquidiocesana e das Religiosas e Leigas de Santa Paula Franssinetti.
_______________________

A PJ também esteve na Assembléia da Conferência dos/das Religiosos/as do Brasil - Pólo Belém, realizada de 19 a 22 de agosto, no Centro da Paróquia São Francisco de Assis, do Capuchinhos (São Brás/Belém). Na ocasião, a convite de Ir. Zenilda Petry (Presidente da CRB/Pólo Belém), convidamos os/as vida religiosa a unir-se as Juventudes contra a violência e extermínio que estas vem sofrendo. Com uma breve apresentação da Campanha que as PJs vem organizando nesta perspectiva, motivamos os/as religiosos/as presentes, a um testemunho profético, em sintonia com a opção preferencial pelos/as pobres e Jovens. Tivemos também conhecimento da nova publicação da Conferência: "JUVENTUDES", organizado por Frei Rubens (assessor nacional de/para/com Juventudes na CRB Nacional).

Nesta semana, durante o Conselho Regional de Pastoral na CNBB/N2, recebemos a boa notícia: as Juventudes estão enquanto prioridade da CRB Belém. Agora temos mais uma parceira na luta em defesa dos direitos e da vida dos/das Jovens!!!