A Semana do/a Estudante (SdE) é um exercício ousado de cidadania. Propõe-se a trabalhar a partir do Protagonismo Estudantil, para que o jovem assuma o compromisso de construir a educação e a sociedade que tanto quer e sonha, a partir do seu chão, que é a escola.
O objetivo dela é ser sinal de esperança entre os jovens. Ser anúncio de vida e sobre tudo profetizar, denunciando as injustiças e apontando os caminhos de construção do “Outro Mundo Possível” que tanto desejamos. Em 2010, nossas atividades acontecerão de 09 a 15 de Agosto, com os seguintes tema, lema e eixos:
TEMA: “Cultura: nossa terra, nossa história e nossos sonhos”
LEMA: “Juventude, muitas caras, muitas cores, em marcha contra a violência!”.
EIXOS: Sentido de Pertença, Valorização e Manifestação
Este ano as atividades permanentes estão articuladas pelo tema “Juventude e transformação social”, com ênfase no debate da Campanha Nacional Contra a Violência e o Extermínio de Jovens. Na SdE nossa proposta é debater como a percepção da cultura na vida do jovem, na perspectiva do retrato histórico pelo reconhecimento, na experiência da continuada construção da identidade e emancipação pela construção do Reino que acreditamos. Através da inspiração bíblica do relato das primeiras comunidades (At 2,42-47), o material propõe o recontar a história do povo e reviver a libertação, a partir da afirmação cultural, contribuindo no processo educativo, valorizando e fomentando as diversas expressões culturais do povo.
Nossa proposta esse ano, é ocupar os palcos da arte cênica. A escolha dessa linguagem, é que ao nos depararmos com a proposta de tema e lema, e a riqueza que eles representam, achamos que o material necessitaria de uma metáfora que correspondesse o seu valor, para conduzir cada um dos encontros e a celebração deste subsídio. É a tentativa de valorizar as muitas caras e cores da juventude e mostrar como o pertencimento a uma cultura, a valorização e a manifestação das identidades dela, são instrumentos eficazes para a superação da violência e construção da Paz.
Mais informações sobre o material podem ser encontradas na própria cartilha ou no site da PJE (www.pjebr.org). Essa semana só é possível quando cada um de nós ajuda a construí-la, contamos com vocês para fazê-la uma linda história, que tome conta de todos os palcos desse país!
- Sílvia Azevedo Rosa
Fonte: Casa da Juventude