06 julho 2009

Escola de Lideranças


A primeira etapa da Escola de Lideranças da PJA acaba de acontecer no período de 02 a 05 de Julho de 2009. Este ano, conforme a deliberação tirada na 3ª Ampliada da PJA, a Escola de Lideranças deve acontecer em três etapas, com a parceria de duas regiões episcopais por proximidade geográfica. A primeira delas, entre Região Menino Deus e São Vicente de Paulo, aconteceu na Capela de Lurdes, no Centro de Evangelização Jesuíta.

o Encontro contou com a participação de 40 jovens que viveram um momento inesquecível de formação e partilha. "eu tenho quase dois anos de coordenação paroquial, e já participei de outras formações, mas nunca participei de uma formação com tanta qualidade como esta", afirmou Cristiane Helena, Coordenadora da PJ da Paróquia Cristo Rei, que ainda se declarou admirada com a qualidade dos facilitadores.

Os temas abordados na Escola foram:

  • Ofício Divino da Juventude: Fonte de riqueza para lideranças jovens - Facilitada por Eduardo Soares, Articulador de Comunicação da PJA;
  • Os Tipos de Liderança - Facilitado por Josias Alves, Assessor da PJA;
  • O Perfil Psicológico do Líder - Facilitado pelo psicólogo e estudante de pedagogia Osvaldo Júnior;
  • A liderança de Jesus Cristo e personagens bíblicos, um exemplo a seguir - Ministrada pela Mestra biblista Ir. Zenilda, Franciscana de São José;

"Foi muito difícil organizar a Escola, mas no fim ocorreu da melhor forma possível", conta Flávio Viana, Coordenador da PJ da Região São Vicente de Paulo, que mesmo com uma região semi-desarticulada, e sem contar com o apoio da Região Menino Deus, desarticulada enquanto instância episcopal, jamais sequer conjitou cancelar a atividade, mesmo em meio a dificuldade de divulgação e de conseguir fechar um local-cede. Mas segundo Osvaldo Junior, um dos facilitadores do evento, a juventude que participou tem um potencial elevadíssimo. "eu me surpreendi positivamente com a criatividade e ousadia dos que participaram", admite o psicólogo que deu o tom do quanto valeu a pena todo o esforço.

No decorrer deste semestre deverão acontecer as outras etapas, entre Regiões São João Batista e Santa Crus, Maria Gorethi e Sant'Ana, respectivamente. Além dos desdobramentos da Escola e as futuras articulações seminadas no evento provando que não cedendo ao pecado contra o "Sacramento da Novidade"* que são os jovens, a Igreja tende a rejuvenescer, ficar mais ousada e bonita.

_____________

*Frase dita constantemente por Pe. Hilário Dick, SSJ.