06 abril 2009

JUVENTUDE MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA

Neste domingo, a Juventude da Arquidiocese de Belém saiu numa grande Marcha pela Paz. A atividade pelo Dia Mundial da Juventude, anualmente organizada pela Pastoral Catequética no Ginásio do Abacatão em Ananindeua, contou com algumas mudanças: Este ano, a Caminhada contou com a parceria da Pastoral da Juventude Arquidiocesana (PJA) que contribui na construção da metodologia e do momento orante do início da programação. A atividade que antes se concentrava, desde o início ao término, somente em um lugar, mudou: houve uma grande caminhada com saída da Paróquia Santa Cruz rumo a Aldeia Cabana.


No início, a animação ficou por conta dos jovens da Paróquia São Francisco Xavier que arrebentaram. Na seqüência, a Pastoral da Juventude motivou os/as jovens ao momento orante de abertura da Marcha, trazendo alguns objetos da vida dos/as jovens, representando também os espaços onde os/as jovens são vitimados/as pela violência. No final, a Pastoral da Juventude agradeceu a D. Orani, por ter caminhado com a juventude durante sua missão em Belém e completando que na sua ida levará um pedaço de cada jovem de cada Paróquia e de cada comunidade em sua bagagem. Em seguida, apresentou-se um slide em homenagem a D. Orani, preparado pela Catequese, ao som de "amigos para sempre".

Durante o percurso, houve algumas paradas para reflexão sobre comunicação, família, cultura, meio ambiente, dentre outros temas. A juventude super animada, cantava, corria (com direito a tremzinho), pulava, gritava... Era o momento dela dizer um basta à violência. No caminhar tivemos a presença de muitos padres, dentre eles, Pe. Silvio Trindade da Paróquia da Transfiguração do Curuçambá, assessor religioso da Pastoral da Juventude na Arquidiocese de Belém.


A caminhada chega super agitada com a animação do Ministério Maranathá que contagiou a multidão juvenil com canções como "Hosana Hei", "Momento Novo" dentre outras, e algumas de autoria do próprio Ministério. No encerramento, Pe. Matiiuz, Coordenador Arquidiocesano da catequese, resaltou da importância de se discutir sobre Segurança Pública e a importância da CF-2009. Belém, da coordenação arquidiocesana de catequese e articuladora desta pastoral da CNBB/Norte 2, agradeceu a participação da juventude, e a contribuição da Região Santa Cruz e da Pastoral da Juventude nesta atividade.

FOTOS DA MARCHA DA JUVENTUDE PELA PAZ
Clique nas fotos e abra os álbuns