20 fevereiro 2012

JOVENS REFLETEM SOBRE REARTICULAÇÃO NA SÃO JOÃO BATISTA

“É como ‘gerar’ um filho” expressa um dos participantes referente ao processo de rearticulação da Pastoral da Juventude na Região Episcopal São João Batista, refletido no Encontro de Lideranças Juvenis, realizado no último sábado (18) na Paróquia Santa Edwiges.



Com o propósito de retomar o processo conjunto de animação da Pastoral da Juventude nesta Região, foram mobilizados(as) lideranças juvenis e assessores(as) da PJ e de outros segmentos juvenis. Na ocasião, os(as) presentes partilharam entre si um pouco sobre o trabalho desenvolvido com a juventude nas comunidades e paróquias.

Grande relevância teve o serviço dos(as) jovens que trabalham com/para a juventude e que também estão nos diversos trabalhos eclesiais, com grande presença nos grupos de jovens, na liturgia (principalmente no ministério de servidores do altar), na catequese, nos serviços de acolhida e com crianças. Além disso, o surgimento de novas Paróquias e de novos grupos, o desafio de dialogar com outros grupos, com a comunidade e com o clero, foram alguns assuntos tratados.

Durante a atividade, três pontos tiveram destaque: a formação, a organização e a proximidade com o clero. Além disso, a participação das Paróquias na construção do planejamento arquidiocesano da PJ foi um dos pontos de pauta do encontro. Neste sentido, foi marcado um encontro para o próximo sábado (25), a partir das 16h na mesma Paróquia, afim de conhecer o Plano Trienal da PJA. Além disso, será marcado em outra data uma formação sobre “O que é a Pastoral da Juventude?”.

A atividade faz parte do processo de construção da 5ª Reunião Ampliada da Pastoral da Juventude Arquidiocesana - RAPJA,  que acontecerá 03 e 04 de março em Belém.