01 setembro 2011

Extermínio da Juventude é tema de debate na Unipop

O Instituto Universidade Popular (UNIPOP), em parceria com a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém, está com inscrições abertas, gratuitamente, para o Seminário Extermínio da Juventude, que será realizado no próximo sábado (03/09), das 9h às 17h, no Porão Cultural da Unipop. O objetivo é fortalecer a Campanha contra o Extermínio da Juventude, por meio de uma articulação promovida por diversas organizações, na perspectiva de fazer a sociedade brasileira debater sobre as diversas formas de violência contra o público juvenil, relatadas, sobretudo, na mídia local e nacional.


A expectativa é avançar no debate e, ao mesmo tempo, desencadear ações que possam apontar alternativas de mudanças de vida dos jovens, os quais são tanto vítimas, como autores de homicídios.

Segundo o coordenador do evento, o geógrafo e educador da UNIPOP Gilson Dias, de 24 anos, ao realizar o seminário, a organização pretende articular o enfrentamento ao extermínio dos jovens no Pará. “Será um momento de encontro e reflexão sobre a situação da juventude no Estado. Por isso, convidamos os movimentos e organizações voltadas para garantir os direitos da juventude, principalmente, à vida, somarem conosco na perspectivas de criação de propostas de políticas publicas para nós, jovens”, ressalta.

Homicídios - Segundo o Mapa da Violência 2011, divulgado em fevereiro deste ano, divulgado ontem pelo Ministério da Justiça, a violência tende a crescer na Região Metropolitana de Belém. O documento revela que o número de homicídios em dez anos cresceu 189,3%. Entre 1998 e 2008, o total de assassinatos saltou de 403 para 1.166, o que significa mais de 97 homicídios por mês.

O mapa aponta que entre as vítimas, 287 estavam na faixa etária de 15 a 24 anos. A evolução de casos é a terceira maior do País, atrás somente das regiões metropolitanas de Salvador (435,1%) e de Curitiba (197,7%). Além disso, constatou-se 47 homicídios para cada cem mil habitantes somente na capital. Um dado preocupante, pois em 1998, esta taxa era de 29,1 para cada cem mil, o que a faz ocupar a sétima posição em número de homicídios.

Itupiranga é outro município paraense - com até 10 mil habitantes ou mais – que aparece como o mais violenta do País. A taxa de homicídios no município é de 160,6 a cada grupo de cem mil habitantes. Marabá aparece em quarto com a marca de 125 para cada cem mil habitantes. No total, 17 municípios do Estado aparecem entre os cem desse ranking.

Programação:

8h as 9h - Chegada
9h - Abertura
Fala Institucional da UNIPOP, contextualizando o seminário
9h20 - 1º Painel- “O jovem em situação de vulnerabilidade social” - Os Conflitos e violências envolvendo a juventude na cidade
Expositores: Raul Navegantes (Observatório da Violência / UFPA), Lúcia Isabel Silva (SODIREITOS/UFPA), Coor-denadoria da Juventude,
10h00 - Debate
10h20 - Intervalo
10h40 - 2º Painel “Qual a cidade que a Juventude quer para viver?”
Expositores: UNIPOP, PJ, Movimento LGBT, Fórum de Juventude Negra.
11h45 - Debate
12h - Almoço
14h - Grupos de Trabalho
Grupo I - Violência Contra as maiorias
Nesse GT é importante destacar as di-versas formas de violências sofridas por negros/as, mulheres, crianças e adoles-centes, homossexuais e pessoas de bai-xa renda.
Coordenação do GT- Fórum de Juventu-de Negra

Serviço:

Assunto: Seminário sobre o extermínio da Juventude
Local: Porão Cultural da UNIPOP (Av. Senador Lemos, 557 entre Dom Pedro I e Dom Romualdo de Seixas
Contato telefônico: 3261-4260/ 3224-9074

Fonte: UNIPOP