23 junho 2011

HISTÓRIA DA PASTORAL DA JUVENTUDE ARQUIDIOCESANA


"O que a memória amou ficou eterno"
Adélia Prado

A PJ na Arquidiocese de Belém inicia sua construção em março/1970 por iniciativa do Irmão Aluízio Costa, CM do Departamento de Vocações do Regional Norte II, reunindo grêmios, movimentos jovens e Movimentos Apostólicos presentes na Arquidiocese. Em dezembro/1974 baseando-se na organização da Arquidiocese de Belém – dez distritos organizados em cinco regiões episcopais – Região Santana, Região Santa Cruz, Região Menino Deus, Região Perpétuo Socorro e Região São José esses grupos e movimentos jovens presentes começam a se organizar territorialmente e compor coordenações por esses níveis: paróquia, distrito e diocese. Em 1976 surge a 1ª Coordenação da PJ Arquidiocesana. No ano de 1981 assume a assessoria Pe. Bruno Secchi. Em 1989 a secretaria é desarticulada, por motivações relacionadas ao engajamento político-partidário da Coordenação Arquidiocesana nas Eleições daquele ano. No ano de 1991 assume a assessoria arquidiocesana Frei Ribamar. O ano de 1992 é marcado pela Campanha da Fraternidade cujo tema era a Fraternidade e os Jovens e Lema: “Juventude: Caminho aberto”. Há uma intensa abertura em nível nacional para a proposta da PJ e em nível da arquidiocese a Cúria é obrigada a rearticular a PJ. Há intensa movimentação nas paróquias e muitas delas mantinham ou estavam se reorganizando como PJ. Pe. Aírton assume a assessoria no lugar de Frei Ribamar que havia se afastado por motivos de estudo.

O que na PJ se chama “espaços de decisão”, na verdade correspondem as assembléias ou congressos, em todos os níveis das estruturas de organização (paróquia, região episcopal, diocese, regional...). Temos o costume de nos encontramos para rezar, refletir e decidir sobre a nossa caminhada. Destacamos, com fins de situar, os seguintes momentos, desde a sua rearticulação em 1992:

A 1ª Assembléia Arquidiocesana da Pastoral da Juventude (AAPJ) aconteceu de 13 a 14 de março de 1993 no Sitio Divina Providencia em Benevides e tinha como objetivo programar as linhas de ação para aquele ano.

A 2ª AAPJ ocorre de 14 a 16 de janeiro de 1994 no Retiro Tagaste em Marituba, pautada pela escolha deuma nova coordenação.

A 3ª AAPJ acontece de 03 a 05 de Fevereiro de 1995 no Sitio D. Lustosa em Benevides, repensa a nossa missão e elabora um Plano Pastoral para a PJA.

A 4ª AAPJ também foi realizada no D. Lustosa entre 02 e 04 de Fevereiro de 1996. Avalia os anos anteriores, refaz o planejamento seguindo a metodologia dos Planos Trienais da PJ do Brasil e elege uma nova coordenação.

A 5ª AAPJ estava programada para o início de 1997, todavia por conflitos devido a metodologia pastoral pensada pela coordenação e arcebispos da época, ela não ocorreu, resultando que em 1998 a Equipe de Coordenação foi afastada e nossa secretaria fechada, processo esse que se estendeu até 2000. A PJ subsiste apenas nas regiões episcopais.

Por ocasião do DNJ de 1999 - as coordenações das Regiões de Santana, Stª Cruz e Menino Deus - iniciam uma reflexão sobre a rearticulação da PJ Arquidiocesana.

Ainda em 2001, as Coordenações Episcopais e assessores iniciaram um processo de rearticulação, entre 18 a 20 de maio em Castanhal ocorre o Encontro da PJ das Regiões, encontro denominado desta forma para não despertar interferência da Arquidiocese. Isso foi um marco dentro de história da PJA, esse encontro alavancou um novo processo de organização de urgência por parte dos bispos, definindo assessores em todas as Regiões. Entre 25 a 27 de Outubro no Sítio Tagaste/Marituba ocorreu a 5ª AAPJ, marcando assim a rearticulação da PJ Arquidiocesana e tendo Pe. Sestino Sacco (vigário de Santa Edwiges) como assessor arquidiocesano e elege-se como secretário Antonio Alberto (Betinho) da Região Menino Deus. Betinho é obrigado a abandonar a função é em seu lugar assume Camila Brito da Região Santa Cruz.

Dia 29/03/2003 na Paróquia de São João Batista em Icoaraci ocorre a 6ª AAPJ com vista a definir o planejamento daquele ano.

Com o lema “Juventude: Presença, participação e Promotora da Paz" ocorre a 7ª AAPJ aos dias 12 e 13 de março de 2005 no Sitio das Irmãs Apóstolas em Benevides. Define um plano trienal assim como um novo modelo de coordenação e assessoria. As assembléias passam a serem trienais e nos intervalos surge as Reuniões Ampliadas. Pe. Bruno Secchi é novamente apontado como assessor arquidiocesano, assumindo em outubro daquele ano e elege-se José Rodolfo Silva - Região Menino Deus - como novo secretário arquidiocesano. Em maio a Arquidiocese é dividida com a Diocese de Santa Maria (Castanhal), a de Menino Deus é reformulada e surge de sua divisão a Região São Vicente de Paulo. Perpetuo Socorro e São José passam a pertencer a Diocese de Castanhal.

A 1ª Reunião Ampliada da PJA acontece entre 04 e 05 de Fevereiro de 2006 no Retiro Emaús em Benguí/Belém. Seu lema: “Juventude: Construindo e Celebrando sua História!" Pautada pelo objetivo de “Avançar no processo de organização e fortalecimento da Pastoral da Juventude orgânica e integrada na Pastoral de Conjunto de nossa Arquidiocese, reafirmando nossa identidade juvenil e eclesial, reorganizando nosso Planejamento Pastoral, detalhando nossos compromissos para ano de 2006 para garantir a vitalidade de nossa proposta no meio da juventude e a construção do Reino de Deus entre nós”.