No sábado, 15, último dia de reunião dos coordenadores nacionais da Pastoral da Juventude (Ampliada Nacional da PJ), que aconteceu em Imperatriz (MA), foi escolhido do nome do novo Secretário Nacional da PJ.
Os 78 delegados presentes escolheram Francisco Crisóstomo, 24, conhecido como Thiesco. Ele mora em Marabá (PA) e faz parte do Regional Norte 2 da CNBB (Amapá e Pará). Possui graduação em Sistemas de Informação e atualmente cursa Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará. Participa da Coordenação Regional da Pastoral da Juventude no Regional Norte 2 da CNBB.
O evento foi finalizado com a celebração eucarística de envio, presidida pelo bispo de Caxias (MA), dom Vilson Basso, que é o bispo referencial do Setor Juventude do Regional Nordeste 5 da CNBB (Maranhão).
Em sua homília, dom Vilson retomou os medos da juventude: de morrer, de ficar desconectado e de sobrar, fazendo assim a ligação com os projetos nacionais assumidos nessa Ampliada Nacional. Destacando que o trabalho da Pastoral da Juventude é essencial para que a juventude brasileira possa ter vida, esteja conectada com o mundo e que possibilite a inclusão nos diversos cenários existentes.
Foi escolhida também a nova diretoria da Comissão Nacional de Assessores/as (CNA) para os próximos três anos. Foi assim composta: Alessandra Miranda (Centro Oeste), padre Wander Torres Costa (Leste 2), irmão Joilson Toledo (Leste 2), Joaquim Alberto (Centro Oeste), padre Edson Thomassim (Sul 3) e irmã Maria Couto (Norte 1). Tendo como assessor de transição, Renato Barbosa.
Fonte: CNBB - Nacional e PJ - Nacional