Como funciona
A campanha "Belém, a Casa do Pão" pretende ser uma ação de caráter coletivo, mobilizando todas as paróquias da Arquidiocese, com o objetivo de arrecadar alimentos não perecíveis, para ser distribuídos no dia 18 de dezembro a centenas de famílias.
Ações deste tipo já eram realizadas de diferentes formas nas paróquias, a ideia da campanha é unir as atividades, e poder atingir um número superior de pessoas. "É importante que as pessoas tenham em mente que esta não é uma campanha da 'minha paróquia, mas da minha Arquidiocese'", diz Fabiane Barroso.
As informações de como participar podem ser encontradas nas paróquias ou por meio da Cáritas pelos telefones: (91) 3225-0370 ou (91) 3230-2284. As doações para o projeto "Belém, a Casa do Pão" também podem ser feitas por meio de depósito bancário no banco Banpará, agência: 24; conta: 45.497-4, de uso exclusivo da campanha.
Organização e desafios
A Cáritas está à frente da coordenação geral, mas cada paróquia possui uma equipe de gestão em nível paroquial, formada por pelo menos cinco pessoas. Além disso, há mais dois representantes por região episcopal. Um número pequeno, se comparado com a dimensão projeto. Segundo Fabiane, houve falta de voluntários engajados, o que acabou sobrecarregando as responsabilidades nas paróquias.
O tempo também está sendo um entrave. Foram apenas quatro meses, entre arrecadação, mobilização e sensibilização do público.
Além disso, o cadastramento das famílias que seria realizado por um sistema único, enfrentou problemas, e não está mais sendo utilizado. Agora o cadastro está sendo feito de forma manual, e por isso, não é possível dizer inicialmente quantas famílias já estão cadastradas diretamente. "Mas este é apenas o primeiro ano da campanha que tem uma dimensão significativa, já que engloba toda a capital paraense, por isso para a edição 2011 todos os ajustes serão feitos", garantiu a voluntária.
Mobilização
A sensibilização da sociedade está sendo feita de diversas formas, nas paróquias e até por meio da comunicação, convocando na TV, Rádio e jornal Voz de Nazaré e em outros canais, todas as pessoas a participar. E para isso, a campanha conta com ajuda de peso, como os cantores padre Juarez de Castro e Adriana.
Além disso, para conseguir as arrecadações, equipes da campanha das paróquias estão buscando parcerias com estabelecimentos comercias. Do outro lado, a Cáritas também trabalha para fechar parcerias com empresas, que poderá beneficiar todas as paróquias de Belém e ajudar ainda mais pessoas.
Ações deste tipo já eram realizadas de diferentes formas nas paróquias, a ideia da campanha é unir as atividades, e poder atingir um número superior de pessoas. "É importante que as pessoas tenham em mente que esta não é uma campanha da 'minha paróquia, mas da minha Arquidiocese'", diz Fabiane Barroso.
As informações de como participar podem ser encontradas nas paróquias ou por meio da Cáritas pelos telefones: (91) 3225-0370 ou (91) 3230-2284. As doações para o projeto "Belém, a Casa do Pão" também podem ser feitas por meio de depósito bancário no banco Banpará, agência: 24; conta: 45.497-4, de uso exclusivo da campanha.
Organização e desafios
A Cáritas está à frente da coordenação geral, mas cada paróquia possui uma equipe de gestão em nível paroquial, formada por pelo menos cinco pessoas. Além disso, há mais dois representantes por região episcopal. Um número pequeno, se comparado com a dimensão projeto. Segundo Fabiane, houve falta de voluntários engajados, o que acabou sobrecarregando as responsabilidades nas paróquias.
O tempo também está sendo um entrave. Foram apenas quatro meses, entre arrecadação, mobilização e sensibilização do público.
Além disso, o cadastramento das famílias que seria realizado por um sistema único, enfrentou problemas, e não está mais sendo utilizado. Agora o cadastro está sendo feito de forma manual, e por isso, não é possível dizer inicialmente quantas famílias já estão cadastradas diretamente. "Mas este é apenas o primeiro ano da campanha que tem uma dimensão significativa, já que engloba toda a capital paraense, por isso para a edição 2011 todos os ajustes serão feitos", garantiu a voluntária.
Mobilização
A sensibilização da sociedade está sendo feita de diversas formas, nas paróquias e até por meio da comunicação, convocando na TV, Rádio e jornal Voz de Nazaré e em outros canais, todas as pessoas a participar. E para isso, a campanha conta com ajuda de peso, como os cantores padre Juarez de Castro e Adriana.
Além disso, para conseguir as arrecadações, equipes da campanha das paróquias estão buscando parcerias com estabelecimentos comercias. Do outro lado, a Cáritas também trabalha para fechar parcerias com empresas, que poderá beneficiar todas as paróquias de Belém e ajudar ainda mais pessoas.
Fonte: Voz de Nazaré