10 novembro 2010

PASTORAL DA JUVENTUDE REALIZA ESCOLA DE FORMAÇÃO

A Juventude da Arquidiocese de Belém, estará reunida de 12 a 15 de novembro na Escola de Formação para Jovens – EFJ, que acontecerá no Retiro das Irmãs Preciosinas, em Ananindeua/Pa. A atividade promovida pela Pastoral da Juventude Arquidiocesana (PJA) tem como objetivo capacitar lideranças juvenis para criar, animar e articular os grupos de base, incentivando a missão e o protagonismo dos/das jovens na defesa da vida da juventude. No Ano da Juventude, proposto pela ONU, a proposta desta atividade vem despertar na juventude a missionariedade, encorajando a promover os ideais de paz, respeito, liberdade e solidariedade, frente à violência e o extermínio da população juvenil. “Se tem uma coisa que necessita em uma liderança juvenil é o diálogo e entendimento mútuo, para que de fato os grupos possam estar atrelados a uma rede de protagonistas de defesa e promoção da vida”, afirma Silvia Medeiros, secretária da PJ da Paróquia Santa Edwiges, compondo a equipe de logística desta EFJ.

Cerca de 100 participantes estão sendo esperados(as) para a EFJ – 2010 , que já vem sendo organizada e mobilizada pelos(as) próprios(as) jovens. “O protagonismo juvenil perpassa pela construção, execução e avaliação desta atividade”, afirma Heitor Ferro, secretário da PJ na Região São Vicente, compondo a equipe de comunicação do evento. Na sintonia com as orientações do Doc. 85, sobre Evangelização da Juventude da CNBB, a Pastoral da Juventude vem instrumentalizar jovens para o exercício de sua liderança nas diversas instâncias de atuação. “A formação dos jovens é fundamental para o discipulado e a missão”, complementa Camilla Barrozo, da coordenação paroquial da PJ de Cristo Rei.

Durante a programação, os jovens participarão de oficinas, celebrações, mostra de filme e outras dinâmicas que compõe a metodologia, proposta pelo Instituto de Juventude da Amazônia, composto por militantes e assessores da PJ, parceiro da EFJ – 2010. A abertura acontecerá na noite da sexta-feira (12), com um grande momento celebrativo com a Juventude. Na manhã do domingo (14), D. Alberto Taveira estará presidindo a Celebração Eucarística e partilhando sobre a vida com os(as) jovens.

O encerramento será na tarde da segunda-feira (15), após um momento de lazer, para integração entre os(as) participantes, que também terá espaço durante outros momentos da EFJ. As inscrições ainda estão abertas e poderá ser solicitadas informações a cerca, através dos contatos: 88975937 (Silas Silva) e 82418674 (Eduardo Soares). No blog da PJA (www.JuventudeEmMissao.blogspot.com), também poderá ser encontrado outras informações e orientações de como participar.