28 setembro 2010

JUVENTUDE DA REGIÃO SÃO VICENTE EM MARCHA CONTRA VIOLÊNCIA

Sábado passado (25/setembro), a Pastoral da Juventude da Região São Vicente de Paulo esteve nas ruas gritando contra a violência e o extermínio de nossa Juventude de Ananindeua. Por volta da 18 horas os(as) jovens de nossas Paróquias e militantes da PJ, saíram da Praça da Bíblia (cidade nova 02) rumo ao Complexo da Cidade Nova VIII. Com muita animação, começamos com um ato lendo a Oração da Campanha contra a violência e o extermínio de nossa linda Juventude.
A caminhada teve 04 Paradas:
A primeira parada contou com a partilha de Silas Silva (vocacionado jesuíta), que falou de nossos problemas sociais e da falta de oportunidade de emprego e ensino de qualidade para os(as) jovens. “Será que é essa educação que queremos? Será que é essa escola que realmente queremos? Vamos lá mudar esta história!”.

A segunda parada teve a partilha de Jamilly (PJoteira da Paróquia Santo Inácio de Loyola), que falou da Campanha contra a violência e o extermínio, mostrando dados de mortes de jovens no Brasil, e as projeções para os próximos anos. Ela falou também da dura realidade, do bairro do ícui, onde reside e desenvolve seu trabalho pastoral. O jovem Diego Saldanha (Pastoral da Juventude Cristo Rei),fez uma homenagem ao jovem Cristiano da Paróquia de Cristo Rei, que havia falecido vítima de acidente de trânsito.

A terceira parada contou com Glaucia Adriana e Camilla Barrozo ( da PJ da Paróquia Cristo Rei) elas falaram sobre o DNJ (Dia Nacional da Juventude), que neste ano esta completando 25 anos. O Jovem Carlos Gouvêa (Paróquia Santa Edwiges),ressaltou o convite para a celebração arquidiocesana do DNJ que acontecerá na Paróquia Santa Edwiges no dia 24/10/2010, reunindo as PJs da Arquidiocese de Belém.

A Quarta parada contou com uma apresentação teatral, sob a responsabilidade do grupo JOMIC (Juventude Missionária de Cristo, da Comunidade São José / Paróquia Divino Espírito Santo), na qual demonstrou como as drogas, o álcool e a gravidez precoce afetam a nossa juventude.

Por fim acabamos recebendo com alegria as bênçãos de Deus Pai sobre nossa Juventude.

É hora de gritar, é hora de lutar, força juventude!

Heitor Ferro
Secretário da Pastoral da Juventude
Região Episcopal São Vicente de Paulo