29 setembro 2010

DNJ em BELÉM - EU VOU!

Em Belém do Pará, a Pastoral da Juventude (PJ), Pastoral da Juventude Marista (PJM) e Pastoral da Juventude Estudantil (PJE), em parceria com a Conferência dos/das Religiosos/as do Brasil (CRB) estarão celebrando o Jubileu de 25 anos do Dia Nacional da Juventude e o lançamento da Campanha nacional contra violência e extermínio de Jovens, na Arquidiocese de Belém.

Como e quando surgiu o DNJ e a Campanha?
O Dia Nacional da Juventude (DNJ), nasce em 1985 quando a Organização das Nações Unidas (ONU), institui este o Ano Internacional da Juventude. Já a Campanha Nacional Contra a Violência e Extermínio de Jovens, "nasceu da reflexão da 15ª Assembléia Nacional das Pastorais da Juventude do Brasil (ocorrida em maio de 2008), fruto da indignação crescente dos/as delegados/as presentes naquela assembleia e da revolta ante ao crescente número
de mortes de jovens no campo
e na cidade, em todos os cantos do país".

Quando é celebrado o DNJ?
Realizado sempre que possível no último final de semana do mês de outubro de cada ano - em anos de eleições essa d
ata pode ser alterada. Em 2010, por exemplo, a proposta é 24 de Outubro.

Para que serve o DNJ?
É um importante momento para reflexão de temas que são propostos à nivel nacional, convidando toda a juventude da igreja à discutir políticas públicas envolvendo tal tema, e celebrando com atos e festas o seu trabalho.

E o DNJ 2010...?
Novamente é Ano Internacional da Juventude, para gerar diálogo e entendimento mútuo, como diz o tema. "Celebrando a memória e Transformando a história" o conjunto de Pastorais da Juventude vem com "Muita reza, muita luta, muita festa, em marcha contra violência" trazem algumas reflexões a partir do referencial teológico: “Abra a mão em favor do seu irmão, do seu pobre, na terra onde você está” (Deuteronômio 15).

Jubileu, implica em algumas obrigações por parte de todo povo judeu: deixar descansar a terra; libertar os escravos; perdoar as dívidas (conf. Lv 25). Descansando/recuperando a terra, quais os frutos que produzimos nestes anos? Quais os opressões, exclusões e explorações precisamos combater para dar vida e liberdade aos pobres? Quais os nossos cuidados para com a justiça e o restabelecimento da igualdade? São algumas das questões deste DNJ 2010.

Vamos lá?
A Juventude da Arquidiocese de Belém, está preparando um DNJ "Pai d'égua!": a partir das 15h. os/as Jovens estarão se concentrando na Comunidade Nossa Senhora Aparecida (Rod. Augusto Montenegro, Rua Damasco - frente a Churrascaria Rodeio), para a Abertura.

Em seguida, seguirá em Marcha rumo à Paróquia Santa Edwiges. E você deve está se perguntando: "por que ali e não no 'centro' da cidade?" Ora, o maior índice de violência e morte de jovens, vem acontecendo na periferia e nada mais profético e evangélico do que fazer ecoar este grito na Cabanagem, bairro onde também "A Juventude quer viver!".

Na chegada à matriz, teremos a Celebração Eucarística, onde os/as Jovens estarão protagonizando na liturgia, junto com os sacerdotes e o povo em geral.

E para "encerrar" a festa, Show Cultural!

Mobilize seu Grupo de Jovens e venha celebrar o DIA NACIONAL DA JUVENTUDE!!!
E aí, vamos?

Referências:
Site da Casa da Juventude - CAJU Wikipédia Subsídio DNJ 2010 (CCJ)