18 agosto 2010

Reunião mensal da PJA - Agosto/2010

Domingo (15), as lideranças paroquais e de regiões episcopais da Pastoral da Juventude Arquidiocesana, estiveram reunidas para dar encaminhamentos as ações pastorais da PJA durante o 2º semestre.

A reunião iniciou com o momento orante, seguindo com a apresentação das/dos presentes, informes e pauta desta, conforme abaixo detalhado:

OFÍCIO DIVINO DA JUVENTUDE
Realizamos uma breve avaliação do Ofício Divino, realizado em julho na Ilha de Mosqueiro, sendo destacado por alguns/mas o rosto jovem de celebrar e a entrada de alguns jovens nos grupos de base através da participação no ODJ. Foi reforçado o convite para o próximo que acontecerá na próxima sexta-feira (20/08), às 19h. na Paróquia Menino Deus, em Marituba.

PROJETO BELÉM EM MISSÃO
Tratamos sobre a importância deste na preparação ao XVII Congresso Eucarístico Nacional e 400 anos da Fundação de Belém e da Evangelização na Amazônia. Nisto, cada Paróquia presente, comprometeu-se em enviar no mínimo 02 jovens à secretaria da PJA, para participar da formação que acontecerá sábado (21) das 08 às 13h. no auditório do Colégio Nazaré (Marista).

DIA NACIONAL DA JUVENTUDE
A data e horário desta atividade, ficou estabelecida para 24 de outubro, durante a manhã, permanecendo na área da Paróquia Santa Edwiges (Panorama XXI), conforme antes definido.

Durante o mês de setembro, haverá reuniões de preparação dos 25 anos de DNJ, todo domingo, às 09h. na Cúria Metropolitana com a participação das lideranças juvenis de nossa Arquidiocese, juntamente com as coordenações da PJM (Pastoral da Juventude Marista), PJE (Pastoral da Juventude Estudantil), AJS (Articulação da Juventude Salesiana), Catequese e outros/as.

Por ser uma atividade massiva, haverá também encontros de sensibilização e construção de Pré-DNJ nas Regiões Episcopais. Confira a agenda:
- Região São João Batista: 28/08, às 09h. na Paróquia Sta. Edwiges;
- Região Santana: 27/08, às 19h. na Paróquia São Judas Tadeu;
- Região São Vicente de Paulo: 28/08 às 15h.;
- Região Santa Cruz: 29/08 às 09h.;
- Região Sta. Maria Goretti: a definir;
- Região Menino Deus: a definir.

ESCOLA DE LIDERANÇAS JUVENIS
Acordou-se que o IJA (Instituto de Juventude da Amazônia) estará responsável pela metodologia da Escola de Lideranças (12 a 15 de novembro). Esta será destinada a coordenadores e lideranças juvenis que já estejam atuando na PJ em grupos de base e Paróquias e para aqueles/as que almejam atuar na coordenação de grupo de jovens.

EXPRESSÃO POPULAR
A parceria com a Cáritas N2, para a venda dos livros da Editora Expressão Popular, ficou na responsabilidade de Carlos Gouvêa (Paróquia Cristo Rei) e Flávio Vilhena (Paróquia Sta. Rita de Cássia).

No encerramento, Victor Bechir (Paróquia Sta. Teresinha) conduziu o momento orante de encerramento desta reunião.
_________________________________

REUNIÃO COM D. ALBERTO TAVEIRA

Num clima fraterno, D. Alberto Taveira recebeu Eduardo Soares e Cristiane Oliveira da Coordenação Arquidiocesana da PJ nesta segunda-feira (16) a coordenação da PJA reuniu-se pela primeira vez com D. Alberto Taveira. De forma breve, foi apresentado as ações da PJ na Região Metropolitana e as perspectivas para a missão com a Juventude, em sintonia com as diretrizes da Arquidiocese. Dentre os assuntos, a Campanha contra violência e extermínio de Jovens e o Projeto Belém em Missão.

D. Alberto, solicitou a PJ uma proposta missionária com os/as Jovens, a fim de fortalecer junto com a Juventude o Projeto Belém em Missão, que prepara a Arquidiocese, para o XVII Congresso Eucarístico Nacional e para os 400 anos de Evangelização na Amazônia. Também frisou a importância da PJ na Pastoral de Conjunto e a aproximação desta com a Coordenação Arquidiocesana de Pastoral.

Dentre os encontros agendados com a Juventude, está sua participação na próxima reunião mensal com as lideranças juvenis da PJA, e nos 25 anos de DNJ, além da Escola de Lideranças Juvenis a se realizar de 12 a 15 de novembro, onde estará tratando sobre MISSÃO.