12 maio 2010

Dia 16 de maio é o dia internacional de contar Histórias de Vida

Uma das atividades do ano do discernimento e também da preparação do III Congresso Latino Americano de Jovens, no caminho da Revitalização da PJ no continente, é recolher histórias dos/as jovens. Queremos recolher mil histórias de jovens deste continente.


Todos/as podem reunir o grupo de jovens, as coordenações de escola, paróquia, comunidade rural, indígena, quilombola, universidade, enfim todo lugar vital em que vivem os/as jovens. Escutar a juventude com suas histórias familiares, escolares, vocacional, religiosa... Esta é a tarefa deste tempo.
O convite é para mobilizar atividades até o dia 16 de maio e postar na página web http://www.pjlatino.redejuventude.org.br/ as histórias juvenis. Veja na página o roteiro para organizar a atividade. Pode também gravar as histórias e postar no youtube e enviar o link, ou música, poesia, desenho.

O caminho da Igreja em missão no seguimento a Jesus neste continente quer revitalizar a sua ação junto à juventude. Revitalizar a ação pastoral como Igreja. É assumir com coragem que os/as jovens são os sujeitos desta tarefa. Escutar, aproximar da juventude com a mesma compaixão, amor, postura de Jesus. Aprender com eles/elas sobre o seu mundo e sua cultura, encontrar os caminhos para que a vida seja respeitada e que a totalidade da vida seja tomada como missão.Dizer não ao extermínio de jovens é tomar postura na defesa da vida de toda juventude do continente. Reconhecer a vida da juventude na Igreja e na Sociedade. Dar oportunidades para que suas potencialidades sejam reconhecidas e que sua vocação plena a vida seja despertada na comunidade.Vamos mobilizar para que as histórias sejam recolhidas e compartilhadas. Participe deste dia internacional de recolher histórias de vida, envie para a página através do correio eletrônico: pjlatino@redejuventude.org.br
Foto: PJ da Paróquia de Santa Teresinha (Jurunas - Belém/Pa)