05 maio 2010

Aconteceu mais um Espaço Jovem



No dia 24 de abril o Centro de Evangelização Santo Inácio de Loyola, juntamente com a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém, esteve realizando mais um Espaço Jovem. Estiveram participando jovens das Paróquias São Domingos de Gusmão, Cristo Rei, Santa Rita de Cássia, Divino Espírito Santo, Santa Luzia e os vocacionados jesuítas.

Esse espaço é destinado à oração e à partilha de jovens, que são coordenadores e líderes. Começamos nossa tarde rezando o Ofício Divino da Juventude-ODJ, trazendo presente o tema da Semana da Cidadania-SdC que trabalhou a temática “Trabalho para vida e não para a morte”, com o lema “Juventude, suando e sonhando, em marcha contra a violência” e a Campanha Nacional Contra a violência e o extermínio de jovens.

Depois desse momento partilhamos as seguintes perguntas que estão no livrinho de encontros da SdC: Trabalhar para quê? Qual a importância do trabalho para você e para o seu grupo? No que vocês gostariam de trabalhar? Por quê? Você acha que o trabalho é uma mercadoria como qualquer outra? Por quê? E para você, o que seria um trabalho digno? A partir desses questionamentos fizemos uma bonita partilha, trazendo elementos da vivência de cada participante, assim como do seu grupo.

A juventude sonha com trabalho digno para todos, que não seja sinal de escravização, nem de opressão. Que possibilite sermos livres e donos de nossa existência, que permita descansar, estar com a família e com os amigos, assim como na luta socioambiental. Precisamos criar condições dignas de trabalho e salários justos. Também se enfatizou a importância de estamos preparados, profissional e criticamente nos espaços de trabalho e de transformação social. Outro elemento que esteve presente em nossa busca de compreensão foi à luta da juventude, pelo primeiro emprego, assim como, de estamos presentes nos espaços de luta social, como por exemplo: na luta para que os mandantes e executores da Missionária Dorothy sejam punido, assim como a luta pela não construção da Hidrelétrica de Belo Monte.

Concluímos esta tarde rezando o sonho da Juventude na construção da Civilização do amor e partilhando um saboroso lanche.