22 março 2010

PJA se organiza para Dia Mundial da Juventude e Semana da Cidadania



No último domingo, 21, jovens e assessores da Pastoral da Juventude Arquidiocesana (PJA) realizaram reunião para dar os primeiros encaminhamentos do ano, a partir do planejamento feito na 4ª Reunião Ampliada da PJA (RAPJA). Todas as regiões episcopais, exceto Santa Maria Goretti, estiveram presentes na reunião, e a partir do momento orante, a pauta foram os caminhos e as dificuldades apontadas no plano de evangelização juvenil para o ano de 2010.

"A nossa reunião ampliada foi agraciada com um planejamento bastante enxuto. Ali pudemos perceber a presença efetiva do Espírito. Não podemos deixar essa chama enfraquecer, por isso essa reunião pós RAPJA é muito importante, pra não deixarmos a peteca cair", conta a estudante Cristiane Helena, 21, recém eleita coordenadora da PJA.

Dentre os assuntos tratados, a participação da PJ na programação do Dia Mundial da Juventude que acontecerá neste domingo, às 14h no CAN. Todos os grupos de base estão mobilizados para esta atividade, onde os/as jovens também irão acolher o novo arcebispo, D. Alberto Taveira.

Destacou-se também a Campanha contra violência e extermínio de Jovens, realizada pelas Pastorais de Juventude do Brasil e a importância desta para as bases. "Os jovens, que convivem diariamente com a violência na periferia, precisam encontrar nos grupos da PJ discussões relacionadas a estas questões e propor ações na comunidade. Isso é de fato ser um grupo profético que denuncia a violência e o extermínio de jovens e anuncia alternativas possíveis de mudança a esta realidade", afirma Arleth Gonçalves, 25, da Paróquia Santa Luzia no Jurunas.

No encerramento, trouxemos para oração o jovem Isaac Araújo,18 anos, liderança da Pastoral da Juventude, assassinado no dia 17 deste mês, em Santana dos Garrotes na Paraíba. "Nos solidarizamos e pedimos não só justiça ao fato, mas também mais atenção das autoridades a vida da juventude", desabafa, Flávio Viana, articulador da PJ na Região São Vicente de Paulo.