08 março 2010

Belém celebra Dia Mundial de Oração

“Como posso não louvar a ti?
Como posso não louvar a ti, Senhor Jesus.”

No dia 05 de março, com o tema: “Tudo que tem fôlego, louve o Senhor” (Sl 150,6), aconteceu mais um Dia Mundial de Oração - DMO. Este é um momento comum, realizado na primeira sexta-feira de cada ano que diversas Igrejas cristãs e tradições em vários lugares do mundo se reúnem para orar, tendo liturgia e tema proposto pelas mulheres de um determinado país. Em 2010, República de Camarões, além de trazer a proposta temática e litúrgica, nos proporcionou a conhecer mais sobre a cultura daquela região.

Na Região Metropolitana de Belém, aconteceu no salão social da Paróquia Santa cruz com a presença de organizações e igrejas cristãs que animam o movimento ecumênico na Amazônia. É momento oportuno de aproximar o diálogo, na construção da cultura da paz e do diálogo fraterno. A atividade é construída pelas Igrejas cristãs e organizações parceiras do Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs – CAIC.

Na chegada, um pequeno instrumento foi entregue a cada participante para contribuir na animação. As canções alegres, as leituras e reflexões bíblicas, a vida do povo camaronês, proporcionaram também com que as/os presentes a viver o clima festivo e orante. Com a partilha de Ir. Tea Frigério e demais membros do CEBI, conseguimos visualizar mais um protagonismo das mulheres na bíblia. Dada, membro da Ananda Marga, nascido na República de Camarões partilhou conosco uma das canções tradicionais daquele país. No encerramento, foi distribuído amendoins doces e salgados, que estão inseridos dentro da cultura deste povo africano.