02 fevereiro 2010

Amazônia pede socorro - Belo Monstro se aproxima.

Por: Eraldo Paulino


O Ministro de mentirinha do meio ambiente, Carlos Minc, anunciou ontem que será mesmo culpa do governo Lula a maior catástrofe ambiental que a Amazônia já sofrera em toda a sua história: a construção da hidrelétrica de Belo Monte, na região do Xingu, estado do Pará. O anúncio desta atrocidade foi feito ontem pelo sucessor de Marina Silva, ao divulgar que o Ministério do Meio ambiente "finalmente" liberou a licença ambiental para a construção da barragem.

A hidrelétrica será a terceira maior do mundo, e será a maior obra do PAC (Plano de Aniquilação pelo Capital), mas os números que enchem de orgulho o traidor Lula dessa vez estão desfavoráveis ao companheiro da onça. Pois a perda que a hidrelétrica causará, não é algo mensurável, e, aos que gozam de pelo menos 0,000000001% a mais de bom senso que Lula e possuem no mínimo 666% a menos de ganância inconsequente que os neoliberais, os argumentos contrários a Belo Monstro são irrefutáveis.

Construir uma barragem desse porte na Amazônia quer dizer:

  • Atrair excesso de mão de obra, o que gera, em curto prazo - como já está acontecendo em Altamira/PA, o aumento de criminalidade, falta de recursos para atender a demanda em relação à saúde pública, moradia e o aumento exponencial da miséria na região. São estimados 100.000 migrantes para a região da construção da hidrelétrica, que por sua vez gerará 700 empregos. Já aconteceu isso em Tucuruí, por exemplo. É só ir lá pra ver.
  • Com a construção da barragem de Belo Monte, mais de cinco mil quilômetros da floresta amazônica ficarão submersos. Isso quer dizer que 20.00o pessoas serão expulsas de seu lar, dentre eles, povos nativos da Amazônia, que vivem na região antes da invasão portuguesa e milhões de vidas (micro-organismos, plantas medicinais com possíveis curas para câncer, HIV e diabetes, muitas delas ainda nem catalogadas), serão extintas.
  • 80% da energia produzida servirá pra abastecer as regiões sul e sudeste, e o restante para garantir que Lula fique pendurado no saco dos grandes empresários da Amazônia. Nem a conta da luz do povo amazônida vai baixar. A energia será dada quase de graça aos grandes e predatórios projetos na Amazônia e quem pagará a conta serão os raríssimos consumidores não milionários daqui.
A compensação anunciada por Carlos "Mico", os retumbantes R$1,5 bilhão de reais, não pagarão 1,5% do prejuízo. Aliás, qual dinheiro do mundo seria suficiente para compensar a perda de todo um eco-sistema, a perda de um lar habitado há séculos por um povo que não escolheu ser colonizado e a criação de mais um bolsão de miséria? Ainda mais porque será uma usina que funcionará apenas 1/3 do ano, pois o restante do ano o rio Xingu seca. Só sendo muito desumano pra achar que algum dinheiro paga a perda de uma identidade vinculada à terra, é como dizer pra uma mulher: "minha senhora, eu vou assassinar seu filho, mas em compensação vou lhe entregar outros filhos, que você pode até mesmo escolher a cor, os olhos e a opção sexual".

Os povos nativos, as comunidades quilombolas, as Comunidades Eclesiais de Base e uma dezena de movimentos resistem por 20 anos na luta para salvar o Xingu e toda as vidas em jogo. Resistiram à ditadura militar, ao governo de Fernando Henrique Cardoso, mas podem perder para o governo que eles mesmo elegeram pra ser o governo do povo. As audiências públicas realizadas como parte obrigatória para o processo foram uma vergonha - o ministério público se retirou da última, na qual o povo simplesmente foi impedido de participar da audiência "pública". O governo Lula, o mesmo herói inventado no filme-propaganda-eleitoral que alguns de vocês devem ter assistido nas telonas, simplesmente impôs a vontade do governo sobre a vontade do povo.

Os povos não sairão de seus lares assim tão facilmente. E o Rio Xingu, antes mesmo de ser vilipendiado em prol de uma política nefasta, cínica e efêmera pode ser coberto por um rio de sangue, infelizmente.
_______________
Leia mais aqui:
http://comitedorothy.blogspot.com/
http://www.xingu-vivo.blogspot.com/
Fotos: Google.