09 novembro 2009

Lançado o Observatório Juvenil no Pará

Com o objetivo de incentivar a participação cidadã dos adolescentes no Pará, fomentar o protagonismo juvenil e promover a defesa e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, a Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República – SEDH/PR lançou, no dia 04 de novembro de 2009, o Observatório Juvenil do estado. O evento reuniu 19 adolescentes, representantes da sociedade civil organizada e de organizações governamentais.

Estavam presentes o diretor de cidadania e direitos humanos da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos - SEJUDH ,Alexandre Gomes, o diretor executivo do Instituto de Desenvolvimento da Cidadania – IIDAC Gilson Scharnik e o diretor Marco Antônio Pereira, também do IIDAC – instituto parceiro na implementação dos Observatórios Juvenis nos estados do Brasil.

O estado do Pará é o quarto no país a lançar Observatório Juvenil. A partir da formação do grupo, os adolescentes passam a desenvolver ações e participar de encontros com discussões relacionadas aos direitos humanos. “Eles podem organizar debates, campanhas, entre outras atividades, com o intuito de promover a defesa e a garantia de seus direitos. [Eles] Também são pontos focais para mapeamento e integração de outros grupos juvenis, tais como a Rede Voz dos Adolescentes”, explica Gilson Scharnik.

Os Observatórios Juvenis são formados por adolescentes representantes de projetos, movimentos e organizações da sociedade civil e ações governamentais dirigidas à população infantojuvenil. Também participam soropositivos, quilombolas, grupos de Lésbicas, Gays, Bisexuais, Travestis e Transsexuais - LGBTT, pessoas com deficiência, etc.

Participação

Para Priscilla Araújo, adolescente integrante do Observatório no Pará, o Observatório Juvenil superou as expectativas, ela não imaginava tanto interesse e representatividade.“Espero que o Observatório seja integrado cada vez mais por outros adolescentes dispostos a atuar na defesa de seus direitos”, declara. Representante de uma comunidade quilombola, o adolescente Danilo Silva achou muito interessante a iniciativa e pretende colaborar com as ações do grupo. “Quero levar essa experiência para os adolescentes da minha comunidade”, garante ele.

Quem também aderiu ao Observatório Juvenil do Pará foi Alianne Cruz do município de Marituba. A adolescente é representante da Pastoral da Juventude. “Sem dúvida, foi bastante proveitoso participar do encontro do Observatório e quero me engajar mais. Os adolescentes precisam de espaços como estes para conhecer melhor seus direitos e deveres estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, e cobrar mais investimentos dos governos para que sejam garantidos”, ressalta.

A Rede Voz dos Adolescentes: é mantida em parceria com o Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, como participantes do Voz dos Adolescentes, os integrantes do Observatório Juvenil recebem capacitação para reduzir a vulnerabilidade e, dessa maneira, integram a Agenda Social Criança e Adolescente.

A Agenda Social: Anunciada em outubro de 2007 pelo governo federal, foi formulada para incentivar, defender e promover os direitos da população infantojuvenil em situação de violência no país. O Observatório Juvenil é uma das ações do Observatório Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, um dos quatro projetos que compõem essa mesma Agenda.

Por Valena Oliveira
Foto: Valena Oliveira
Fonte: Observatório Nacional dos Direitos da Criança e Adolescente