26 outubro 2009

31/10 - PJA EM MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA

Corações que milagrosamente ainda pulsam, almas que ainda se revoltam, vozes com a divina capacidade gritar, pés que teimam em trilhar o rumo da paz, da justiça e do amor, Vamos à luta! No próximo sábado, 31, a partir das 16h30m no Ginásio D. Vicente Zico (Abacatão - C.Nova 8, Ananindeua/PA), a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém convida a todos e a todas que com a graça divina não perderam a capacidade de se revoltar diante da barbárie a engrossarem as fileiras de nossa caminhada. Violência e extermínio são as palavras chave da comemoração pelo Dia Nacional da Juventude, cujo tema deste ano é "Contra o extermínio da juventude. Na luta pela vida", e o lema é "Juventude em marcha contra a violência".

A caminhada seguirá pela Rua da Providência, onde serão feitas três reflexões a respeito das várias formas de violência cometidas contra a juventude. "Já realizamos uma reflexão madura no último sábado, 24, na Fundação Curro Velho, agora é hora de soltarmos o nosso grito de indignação preso na garganta para exigirmos um basta de tanta violência contra a juventude" diz o estudante Eraldo Paulino, da coordenação do evento. Para ele, saber que diariamente jovens são exterminados, sobretudo nas periferias de Belém, jamais deve ser visto como algo banal, como tentam extampar com sangue e dor alheios todos os dias os jornais sanguinários de Belém. Ao fim da caminhada, na Praça da Bíblia, haverá um show cultural, para que a juventude, consciente de sua missão, mostre que a festa da vida jamais deve acabar, como diria o já saudoso Zé Martins.

DEPOIS DA MARCHA CONTRA A VIOLÊNCIA, UM SHOW PELA VIDA
O show cultural terá carimbó, xote, tecno brega, e o Pop-Rock refinado de uma das maiores bandas independentes do Brasil, a Suzana Flag. "Eu tenho o primeiro CD deles, chamado 'Fanzine' e sempre achei a banda uma das melhores do Brasil", confessa a estudante Cristiane de Oliveira, que disse estar animada para cantar todas as músicas da banda. "Será um show democrático. Teremo carimbó, porque temos que valorizar nossas raízes, teremos tecno-brega, tecno-melody e forró, porque é preciso quebrar preconceitos musicais, que acabam sendo opressores, e teremos a fineza do de uma das bandas de rock mais conhecidas do Pará, porque somos uma pastoral em área urbana, e é preciso valorizar todas as tribos", afirma o Funcionário Público Flávio Vilhena, 27. As apresentações acontecerão no palco da Praça da Bíblia.
"A intenção do show, da mesma forma como da caminhada, é chamar a atenção de todos e todas quanto for possível para a questão da violência que é tratada de forma estereotipada pelo senso comum", acredita o militante Eduardo Soares, 25. Segundo ele, o show e a caminhada terão um tom de novidade, em relação ao tipo de discurso, para que não seja um discurso viciado de setores de esquerda e nem cego para a realidade que nos cerca, visto em muitos shows religiosos que fazem o povo cantar enquanto a barriga ronca de fome e as balas continuam fazendo seu baile mortal.

O evento é organizado pela Pastoral da Juventude (PJ) da Arquidiocese de Belém em parceria com o Conselho Amazônico de Igrejas Cristãs (CAIC,) Jesuítas, Juventude Cabocla Socialista do Pará (JCSP), Pastoral da Juventude Marista (PJM), Fórum de Juventude Negra (FOJUNE), UNICEF – Rede Vitória Régia, Instituto Universidade Popular (UNIPOP), Prefeitura Municipal de Ananindeua, SEJUDH e SECULT – Fundação Curro Velho.