02 setembro 2009

Pesquisa revela opinião de jovens e adultos sobre juventude

pastoral da juventudeCoordenada pelo institutos Ibase (Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas) e Pólis (Instituto de Estudos, Formação e Assessoria em Políticas Sociais) a pesquisa “Juventude e Integração Sul-Americana: Diálogos para Construir a Democracia Regional” revela um perfil da juventude sulamericana e permite a análise de diferenças e semelhanças entre gerações no que diz respeito a temas como opiniões, valores, educação e visões sobre o trabalho.

A pesquisa teve como objetivo principal uma discussão sobre a juventude, baseada na opinião de jovens e adultos de seis países da América do Sul, que proporcionou a expansão e aprofundamento no conhecimento generalizado dos problemas e das perspectivas da juventude, contribuindo para uma melhoria e ampliação no que se diz respeito aos direitos da juventude.

Resumo da pesquisa

O questionário abordou questões como escolaridade, religião, uso da Internet, problemas e demandas dos jovens, percepções sobre juventude e políticas de governo, opiniões e valores sobre temas correntes, integração latinoamericana e futuro. No Brasil foram realizadas 3.500 entrevistas: zona rural e urbana, homens e mulheres de 18 a 60 anos.

Foram entrevistadas 14 mil pessoas, sendo, representadas na análise, 50% jovens (18 a 29 anos) e 50% adultas (30 a 60 anos), entre agosto e outubro de 2008, em seis países da América do Sul: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai.

A juventude corresponde a cerca de 25% da população que vive na América do Sul; no Brasil são 50,2 milhões de jovens (26% da população) entre 15 e 29 anos; deste total, 40 milhões estão na faixa etária entre 18 e 29 anos (foco deste estudo).

Acesse a página da pesquisa

Fonte: PJ Maringá