07 maio 2009

PJ de Santa Edwiges na Semana da Cidadania 2009

No dia 26 de Abril a Pastoral da Juventude da Paróquia Sta Edwiges realizou a "Roda de conversa com a juventude", atividade da Semana da Cidadania, a primeira dentre as três atividades permanentes da PJ do Brasil.

Como previsto iniciou-se com uma bonita celebração que em muito lembrou a triste realidade que a juventude brasileira vive, mas que apesar disto há sinais de ressurreição, pois Cristo está conosco, está com a juventude que também luta pela dignidade humana e por seus direitos.

Um delicioso café preparou os adolecentes e jovens para um rico e participativo debate durante a roda de conversa, que contou com a participãção da Companheira Mara da Comunidade São Francisco de nossa paróquia. Mara é servidora pública na Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SEJUDH). Esteve também a frente, por um determinado período, do "DATA" e atendia adolescentes em conflito com a lei. Essa rica experiência ajudou a todos a perceber e posicionarem-se melhor acerca dos desafios que nos cercam, sobretudo no tange o papel do Estado promotor precípuo de políticas públicas de segurança, as quais são sumariamente uma questão de cidadania.

Os debates junto com a produção de dois "jornal mural" embalaram a todos nesta atividade que contribuiu significativamente para a formação crítica das várias lideranças jovens dos vários grupos de nossa paróquia.

Como gesto concreto nos foi apresentado o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (PRONASCI), através do companheiro Tony Vilhena, sociólogo e articulador local para as Conferências estaduais sobre segurança pública. Tony falou da importancia do PRONASCI e da várias conferências que ocorreram em todo o país, e convidou a Pastoral da Juventude para participar na conferencia livre das entidades religiosas, a fim de darem suas contribuições para este programa nacional que afeta a vida de todos.

Existe vida no meio de nós que precisa ser cultivada a todo custo, esta vida é a juventude. Venha para a PASTORAL DA JUVENTUDE e construa conosco a civilização do amor.
Por Thiago Reis