15 maio 2009

Encontro orante da PJSVP

Inquietar-se quando a brisa deixa de ser alimento para o nosso espírito e passa a ser estímulo para nosso ócio é algo que precisa não só ser estimulado, mas principalmente vivido. Pe. Hilário Dick faz a reflexão de que a juventude, lugar teológico onde habita também e principalmente a mudança, é manifestação do divino, e por ela (juventude) Jesus grita “Eis que faço novas todas as coisas” (Ap 21, 5).

Os jovens e as jovens são “sacramento da novidade”, por isso é pecado silenciar a juventude ou mesmo não dar condições para que ela se manifeste em todos os lugares. A instância da Região Episcopal São Vicente de Paulo (PJSVP) é mais um lugar desses que parece impossível ser (re) construído, parecendo portanto brisa relaxante que nos estimula a aceitar ociosos tal condição.

Enquanto isso a luta não cessa de nos chamar. Jovens morrem, jovens são criminalizados, jovens são abandonados nas filas da vida, e a Igreja em Ananindeua se limita cada vez mais a doutrinalismos, fechando s olhos para essa realidade. E a PJ, está aqui? Está lá? A PJ está em qualquer lugar?

Para resistirmos a tentação de não querer responder a essas indagações, este fim de semana próximo, dia 16/ 05/ 2009, apartir das 14h a PJSVP fará uma reunião diferente das que não estão dando certo, por entender que se não está dando certo é porque não é da vontade do Senhor habitado nos jovens, e é com reflexão sobre nossas mazelas que a inquietação provoca o novo. E esperamos ver a inquietação. O encontro acontecerá na Paróquia Santa Rita de Cássia (C. Nova 5).

Todas as paróquias da Região São Vicente nas quais o rosto da juventude dá o ar da graça estão convidadas. Esperamos partilhar o nosso bem e fazer desse momento não só luz para clarear nosso caminho, mas uma luz iluminada pelo fogo que nos aqueça e estimule a caminhar pelo rumo que se abrirá diante de nós pela ação do Espírito que habita nos jovens.