23 abril 2009

PJ de Santa Edwiges realiza atividade da Semana da Cidadania

A paróquia Santa Edwiges realizará no dia 26 de abril sua atividade sobre a Semana da Cidadania, cujo tema é "juventude e criminalização" e o lema "juventude em marcha contra a violência".Estamos preparando uma "RODA DE CONVERSA COM A JUVENTUDE: JUVENTUDE, DIREITOS HUMANOS E SEGURANÇA PÚBLICA".

Será uma atividade muito significativa para os jovens, uma vez que acontecerá num bairro tão violento, a Cabanagem, onde nossa paróquia está situada. No bairro, o tráfico de drogas é muito forte, muitos jovens são "aviões" do tráfico. A ausência de espaços de lazer para as crianças, adolescentes e jovens preocupa as comunidades católicas que, junto a outras igrejas, são os únicos espaços, tirando as escolas que também são incipientes, que acolhem a juventude.

A Paróquia Santa Edwiges faz esforço tremendo para ajudar a juventude do bairro, não só por meio da Pastoral da Juventude com seus 10 grupos de jovens e demais movimentos juvenis, mas também através do Centro Social da Criança e do Adolescente Santa Edwiges que atende crianças, adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social, totalizando mais de 300 pessoas, que participam de oficinas pedagógicas e de educação profissional.

Contudo, apesar desses esforços conjuntos na Paróquia a situação é muito preocupante. Neste sentido toda atividade que ajude as comunidades, pastorais, igrejas, movimentos em torno do assunto é muito importante, eis que o grande desafio, além de entender o cerne deste problema iminentemente social, e achar caminhos para solucioná-lo.A Ouvidora de segurança pública do Estado do Pará, Pa. Cibele Kuss, apoiará o evento, posto que possuem uma visão muito importante acerca dos jovens que hoje estão inseridos na população carcerária do estado.Todos e todas sintam-se convidados a participar desta importante atividade. Até lá!

Roda de conversa com a juventude: Juventude, Direitos Humanos e Segurança Pública

7h30min: Celebração de abertura

8h30min: Café da amizade

9h-9h40min: Ouvidoria de Segurança Pública

Enfoque: juventude na população carcerária: críticas, perspectivas e desafios do Estado e da sociedade.

9h40min-9h50min: Animação
9h50min-10h30min: Assessoria Jurídica
Enfoque:
a importância dos Direitos Humanos e o adolescente no crime.

10h30min-11h10min: Debates

11h10min: encerramento.