21 janeiro 2009

Realizamos a 3ª RAPJA

Nos dias 17 e 18 de Janeiro de 2009 a Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Belém (PJA) esteve no sítio Cisne em Benevides para realizar a 3ª Reunião Ampliada anual, reunião esta que teve por finalidade avaliar o ano de 2008 e revisar o planejamento feito na Oitava Assembléia – que planejou a caminhada PJoteira de 2008 a 2010. O lema de nossa Ampliada foi: “PJA 33 anos: Em Belém, nós fazemos missão”. Foram dois dias iluminados pelos passos dos discípulos de Emaús (Lc 24, 13 – 35), vividos com bastante sensibilidade, carinho e paixão. Adotando o método VER – JULGAR – AGIR revimos nossa caminhada e apontamos nossas esperanças em direção a missão que nos confiou o Nazareno. Tivemos a presença de várias paróquias, mas em especial citamos a Paróquia do Jesus Ressuscitado (Marambaia – Belém/PA) que pela primeira vez esteve conosco em um encontro, sinal de que as fronteiras estão cada vez mais abertas e que o jeito jovem de ser igreja está cada vez mais contagiando a Arquidiocese Metropolitana de Belém.

No sábado pela manhã tivemos o momento VER, onde nos deparamos com a real situação vivida hoje pela PJA. Pela tarde tivemos o momento JULGAR, em que o Arcebispo Metropolitano Dom Orani João Tempesta esteve conosco e presidiu celebração eucarística. E a noite, continuando o momento JULGAR fizemos vigília onde reafirmamos nosso compromisso com a PJA, com a pessoa de Jesus Cristo, com toda a Igreja e principalmente com a juventude, preferencialmente a empobrecida.

No domingo, iluminados por toda a mística aprofundada no sábado, já no momento AGIR, revimos nosso planejamento para o ano de 2009. Infelizmente tivemos algumas pessoas queridas que não poderão mais contribuir na esfera arquidiocesana, mas que continuarão presentes caminhando com a PJ nos espaços onde podem, seja nas paróquias, seja nas Regiões Episcopais. Mas também tivemos o ingresso nesse processo de várias pessoas que se dispuseram a continuar na lida, como o Padre Sílvio Trindade, Pároco da Paróquia Transfiguração do Senhor (Curuçambá – Ananindeua/ PA) além de outros que ingressaram nas equipes de comunicação e sustentabilidade. Todos os nomes serão um a um citados no relatório que em breve estará disponível aqui mesmo nas teias da PJA para download.

No mais queremos mesmo é dizer que a nossa 3ª Ampliada foi regada de confusão, tensão e cansaço. Graças a Deus! Porque não poderia ser de outra forma um encontro onde estávamos tentando pensar a caminhada de toda a PJ arquidiocesana. Entretanto, nela também foi sentida a ação do Espírito Santo que permitiu-nos ver que toda confusão transformou-se em limpidez quando vimos no olhar do outro a certeza de estarmos no caminho certo, o caminho que escolhe a vida a justiça e o amor; vimos que a tensão se transformou em conforto pelo abraço amigo que marcou a certeza de estarmos todos unidos e em marcha em prol do Reino; e que o cansaço transformou-se em satisfação ao ver que todo o suor derramado serviu pra construir democraticamente algo que vai contribuir para a juventude das Regiões, das paróquias e, sobretudo, os Grupos de Base que estávamos representando na ampliada. Axé a todos!